Pessoas com Deficiência



Telefone(s): (51) 3284-5400
ID: 2784

Semana Nacional Pessoas com Deficiência - Apresentação

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência - Caderno de Subsídios 2014

12/08/2014

 

 

Semana Nacional Pessoas com Deficiência

 

Apresentação

 

 

 

O Tema do Ano da IECLB em 2014 é ViDas em Comunhão. Trata-se de uma afirmação central a partir da qual todos os setores de trabalho baseiam sua reflexão ao longo do ano. Este é o caso do material para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência (21 a 28 de agosto). Entendemos que, no caso das pessoas com deficiência, o primeiro passo para a comunhão é a sua visibilização. Para poder participar da comunhão, as pessoas precisam ser vistas.

Para muitas pessoas com deficiência, comunhão tem a ver com garantia de direitos, com respeito, com aceitação e com acessibilidade. Muitas pessoas com deficiência não têm essa comunhão. Muitas estão invisíveis aos olhos da sociedade. Não são vistas, não são contadas; na linguagem teológica, estão excomungadas. No entanto, elas clamam para se tornar visíveis, para estar em comunhão e para ter os seus direitos respeitados.

O texto-base do Tema do Ano 2014 afirma: “Pelo batismo somos declarados filhos e filhas de Deus, cidadãos e cidadãs comprometidos a procurar a paz da cidade. Não se trata de uma paz barata, mas sim da paz que produz comunhão verdadeira, aquela que promove inclusão por meio do respeito a diferenças, que impulsiona ações diaconais conjugadas com os esforços de outros setores da sociedade, que produz reformas em favor da vida digna para todas as gentes” (Caderno de Estudos TA 2014, p. 2).

Promover vidas em comunhão, promover o bem-estar para todas as pessoas, implica perceber que há pessoas “gritando” por visibilidade e por comunhão. Há pessoas que estão à margem da sociedade, como é o caso de muitas pessoas com deficiência. Promover vidas em comunhão requer atitudes corajosas para fazer frente ao preconceito, à indiferença, à discriminação, à falta de acessibilidade. Requer escutar, olhar, sentir a dor, para compreender e, então, viabilizar transformação.

Podemos afirmar que as pessoas com deficiência tomaram a iniciativa e continuam insistindo para se tornar visíveis na sociedade e para ter um espaço nas igrejas – um espaço para se expressar, para participar e viver a esperança de mudança, para se tornarem visíveis e terem comunhão.

Visibilização vem do verbo visibilizar, que significa tornar visível, mostrar algo, tornar algo claro aos olhos. Essa tem sido a atitude de muitas pessoas com deficiência para com a sociedade, para com a igreja. Com suas potencialidades e seus limites, elas querem ser sujeitas de sua história – querem ser protagonistas. Também nos convidam para, em conjunto, agirmos em prol de um lugar acessível e inclusivo para todas as pessoas, na esperança de que essa visibilização gere mais e mais viDas em comunhão.

Este material quer contribuir para a reflexão, visando à visibilização e inclusão das pessoas com deficiência na comunhão plena promovida por Jesus Cristo.

Boa leitura!

P. Dr. Mauro Batista de Souza - Secretário da Ação Comunitária
Diác. Ms. Carla Vilma Jandrey - Coordenadora Programa Diaconia Inclusão


Voltar para índice de Visibilização para mais ViDas em comunhão


 


Autor(a): Mauro Batista de Souza e Carla Vilma Jandrey
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia / Subnível: Missão - Diaconia - Pessoa com Deficiência
Título da publicação: Caderno de Subsídios - Semana Nacional da Pessoa com Deficiência / Ano: 2014
ID: 29419

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres.
Gálatas 5.1
REDE DE RECURSOS
+
Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós: é dom de Deus.
Efésios 2.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br