Pessoas com Deficiência



Telefone(s): (51) 3284-5400
ID: 2784

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência - 2018 - Apresentação

Artigo

16/08/2018

Apresentação

Continuamos trabalhando para tornar a IECLB uma igreja cada vez mais atrativa, inclusiva e missionária. Para ajudar nas reflexões da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, este ano propomos refletir sobre Autismo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista.

A Organização das Nações Unidas considera as pessoas com autismo como pessoas com deficiência, por terem impedimentos de longo prazo que podem prejudicar ou impedir sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas. O autismo é caracterizado por alterações significativas na comunicação, na interação social e no comportamento.

O autismo é muito mais comum do que muita gente pensa. Há mais de dois milhões de pessoas com autismo no Brasil – cerca de uma em cada cem. Portanto, as pessoas com autismo estão presentes em nossas famílias e comunidades.

Nos últimos anos, percebemos que adolescentes com autismo estão participando do ensino confirmatório. Isso é motivo de alegria, pois as famílias estão buscando os direitos de seus filhos e filhas. O autismo traz desafios para o ser igreja, principalmente para o momento do ensino confirmatório, pois é necessário ter metodologias adequadas para possibilitar a participação da pessoa com autismo.

O material que está em suas mãos apresenta um texto sobre o que é autismo, elaborado pela Associação Pandorga, de São Leopoldo/RS; um relato de experiência de inclusão de jovens com deficiência no ensino confirmatório, elaborado pela Diác. Roselaine Wolter, de Ibirubá/RS; um estudo para trabalho em grupos, elaborado pelo P. Marcos Armange, de São José dos Pinhais/PR, e um texto sobre o significado do símbolo do autismo, elaborado pela Musicoterapeuta Dra. Luciana Steffen, de São Leopoldo/RS. Que este material possa contribuir na reflexão e em atitudes de inclusão.

Quem pretende celebrar um culto alusivo à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência poderá atualizar e moldar uma das liturgias dos materiais dos anos anteriores. Também é possível utilizar recursos em LIBRAS que estão disponíveis no portal luteranos no link - Rede de Recursos - Pessoas com Deficiência

Boa leitura e abençoada reflexão.

Diác. Ma. Carla Vilma Jandrey
Coordenadora de Diaconia e Inclusão

P. Dr. Mauro Batista de Souza
Secretário da Ação Comunitária


Voltar para o Índice Semana Nacional da Pessoa com Deficiência - Autismo
 


Autor(a): Diác. Ma. Carla Vilma Jandrey e P. Dr. Mauro Batista de Souza
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia / Subnível: Missão - Diaconia - Pessoa com Deficiência
Natureza do Texto: Artigo
ID: 48385

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Vivemos rodeados da bênção de Deus e não nos damos conta disso.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Nenhum serviço agrada a Deus, seja ele enorme, quando este fere o próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br