Este tema vem, nos últimos anos, sendo refletido e estudado por nossas comunidades. Em 2011, todas as comunidades da IECLB receberam o cartaz “Normal é ser diferente” que motiva a construção de comunidades inclusivas para todas as pessoas. Este ano, o tema do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 3 de dezembro, instituído pela Organização das Nações Unidas, também vai refletir sobre a importância da remoção das barreiras para criar uma sociedade inclusiva e acessível para todas as pessoas.
O objetivo do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é fomentar a efetiva inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, adequando todos os setores sociais às necessidades delas em respeito aos direitos humanos que ainda lhes são negados em todo o mundo. Este dia quer ser um impulso para que a reflexão e ações sobre inclusão aconteçam durante todos os dias do ano.
Como subsídio para a reflexão neste dia, lembramos que as comunidades e instituições da IECLB, no mês de agosto, receberam o caderno da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência que serve de recurso para o trabalho nos grupos da comunidade. O mesmo pode ser encontrado em Igreja Viva, Comunidade Inclusiva. Em especial, lembramos que há um texto específico que reflete sobre os seis eixos da acessibilidade - arquitetônica, comunicacional, instrumental, programática, atitudinal e metodológica. Convidamos você a ler este texto e refletir sobre como está a acessibilidade de sua comunidade. Lembre-se: Acessibilidade possibilita mais qualidade de vida à todas as pessoas.
Que Deus nos conceda sabedoria e forças para juntos e juntas remover barreiras para criar uma sociedade inclusiva e acessível para todas as pessoas.
Diác. Carla Vilma Jandrey
Coordenadora Programa Diaconia Inclusão
Secretaria da Ação Comunitária
Secretaria Geral da IECLB