A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Erval Seco celebrou o Culto da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência (21 à 28 de agosto). O Culto foi celebrado no sábado 26 de agosto. Os celebrantes foram as pessoas que fizeram ou estão fazendo o CTP (Curso Teológico Popular, oferecido pelo Sínodo Uruguai).
No Culto foram projetados os hinos, a Oração do Pai Nosso e o Credo Apostólico em Libras. Seguiu-se a proposta litúrgica enviada pela Secretaria Geral da IECLB. Toda a Celebração, hinos, orações e tudo que os CTPistas trouxeram e compartilharam com a Comunidade foi para pedir que que Deus abra os nossos olhos, os nossos braços e o nosso coração para aprendermos a amar e a conviver como diferentes que se completam em suas necessidades.
Outra atividade na qual houve a participação da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana foi o programa oferecido pela APAE relativo a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Ali, o casal de Pastor deixou uma mensagem, baseada no subsídio da IECLB sobre acessibilidade e sobre o Logotipo da Inclusão/Diaconia/IECLB.
A Pastora Sonja enfatizou que o trabalho para a inclusão da pessoa com deficiência tem como ponto de partida o exemplo de Jesus Cristo que acolhe, vai ao encontro, dá voz e vez a todas as pessoas que estão excluídas e proporciona transformação.
Este movimento também representa que o trabalho da IECLB quer ir além da comunidade cristã e ser um testemunho cristão para a sociedade, apoiando e promovendo ações. Também é um movimento inverso, ou seja, a sociedade, com suas experiências e reflexões, fornece informação e formação para fortalecer o trabalho na IECLB.