Subsídio para o trabalho com crianças
Um homem chamado Bartimeu
Marcos 10.46-52
Preparando o encontro
É bom você saber
O evangelista Marcos traz muitas histórias interessantes. Todo o capítulo 10 de Marcos apresenta histórias que nos ensinam atitudes riquíssimas e todas elas demonstram claramente que os discípulos ainda têm muito a aprender. Eles discriminam e menosprezam tanto as crianças como o mendigo cego. Ficam espantados e estranham as palavras de Jesus a respeito do jovem rico. Os discípulos esperam que, seguir a Jesus, lhes dê uma posição de destaque e poder no Reino. Agindo assim, eles estão reafirmando o sistema de valores deste mundo, que prestigia o forte e despreza o fraco, valoriza o rico e menospreza o pobre, bajula as autoridades e oprime os humildes. Mas no Reino de Deus não é assim! Os discípulos têm mais lições a aprender na saída da cidade de Jericó.
Esse texto nos chama a atenção para estarmos atentos às discriminações e aos preconceitos presentes em nossas comunidades. ViDas em comunhão é um convite para que os espaços e as atitudes em nossas comunidades sejam acessíveis e acolhedores. O texto de hoje é um convite à inclusão.
Mensagem da história
O amor de Jesus inclui todas as pessoas.
Você vai precisar
Para a história:
Copinhos ou garrafinhas de iogurte encapados, feijão, pedrinhas, arroz, milho, água, terra, fita adesiva ou cola quente e, se quiser, figuras para decorar (prepare os copinhos com antecedência).
Para a atividade:
Folhas de lixa, tesoura, cola, folhas A4, uma caixa de papelão com um furo onde caiba uma mão e alguns objetos para colocar dentro da caixa (p. ex.: vaquinha, folha de árvore, carrinho, feijão, lápis...). As crianças devem, somente com o tato, descobrir o que há dentro da caixa (dependendo da quantidade de crianças, pode-se confeccionar mais de uma caixa).
O encontro com as crianças
Saudação
Olá, crianças! Como é bom podermos nos encontrar aqui! Estamos reunidos e reunidas em nome de Deus Pai, de Jesus Cristo, seu Filho, e em nome do Espírito Santo. Amém. Hoje a história acontece com uma pessoa chamada Bartimeu. Ele tinha uma deficiência visual. Ele não conseguia enxergar. E algo muito especial aconteceu com ele. Vocês irão gostar!
Vamos orar
(Peça para as crianças repetirem com você).
Querido Jesus, obrigada pelo encontro de hoje. Obrigada por cada amigo e amiga que veio ao Culto Infantil. Que este encontro seja especial. Ajuda-nos a descobrir que Jesus cuida de nós Amém.
Canto de integração
O iê po (Cancioneiro Cante com a gente, p. 143) ou outro canto de sua preferência.
Com gestos:
O iê po (bate duas vezes na perna)
U ia (bate com os braços cruzados nos ombros)
Iê iê iê o (estala os dedos três vezes)
O iê po (bate duas vezes na perna)
U ia (bate com os braços cruzados nos ombros)
Iê iê iê o (estala os dedos três vezes)
O iê po (bate duas vezes na perna)
U ia (bate com os braços cruzados nos ombros)
O iê po (bate duas vezes na perna)
I tu ki tu ki (dois toques com os dedos na cabeça)
iê po (bate duas vezes na perna)
I tu ki tu ki (dois toques com os dedos na cabeça)
iê po (bate duas vezes na perna)
I tu ki tu ki (dois toques com os dedos na cabeça)
iê po (bate duas vezes na perna)
Iê iê iê o (estala os dedos três vezes)
Roda de conversa
Neste momento queremos conversar sobre como foi a semana. O que aconteceu? Houve algo que mais chamou sua atenção na família ou na escola? (Deixe que as crianças compartilhem!)
Canto
Bom dia (Cancioneiro Cante com a gente, p. 61) ou outro canto de sua preferência.
Introdução à história
A sugestão aqui é trazer os copinhos de iogurte com diferentes coisas dentro (água, terra, pedrinhas...) e pedir para as crianças descobrirem o que há dentro deles. Podem pegar os potinhos na mão, chacoalha-los e tentar adivinhar. Hoje vamos conhecer a história de um homem que não enxergava, mas que ouvia e sentia tudo o que estava acontecendo à sua volta.
Um homem chamado Bartimeu
(Você pode fazer uso de um fantoche para contar a história.)
Oi, crianças! Estava ansiosa para me encontrar com vocês.
Hoje quero contar uma história que aconteceu comigo. Na verdade, aconteceu com um amigo meu. Ele se chamava Bartimeu. Vocês conhecem alguém com este nome?
Acontece que o meu amigo Bartimeu era cego. Ele não conseguia enxergar nada. Vocês conhecem alguém com deficiência visual? Alguém que não enxerga?
Quero convidar vocês a fecharem os olhos. O que vocês enxergam com os olhos fechados? (Deixe as crianças falarem!)
Era assim com Bartimeu. Ele não conseguia ver.
Bartimeu vivia numa cidade chamada Jericó.
Mas vocês sabem que as pessoas que têm alguma dificuldade conseguem desenvolver habilidades melhores em outras áreas. Bartimeu não enxergava, mas ouvia bem.
Vamos fechar os olhos novamente e ficar um instante ouvindo os sons à nossa volta.
Que sons vocês estão ouvindo? (Deixe as crianças falarem!)
Bartimeu ouvia do mesmo jeito que vocês.
Certo dia, ele ouviu falar de um homem chamado Jesus. Ele ouviu Jesus falar muitas coisas. Jesus falava sobre coisas muito bonitas. Ele falava da alegria de conhecer pessoas amorosas, pessoas honestas, pessoas bondosas. Vocês conhecem pessoas assim? (Deixe as crianças falarem!)
Pois é! Bartimeu queria falar com Jesus. Então, ele chamou bem alto:
- Jesus! Jesus! Olhe para mim!
Algumas pessoas não queriam que Bartimeu se aproximasse de Jesus e diziam para ele calar a boca. Mas Bartimeu não desistiu. Ele falou mais alto ainda:
- Jesus! Jesus! Olhe para mim!
O que vocês imaginam que Jesus fez? (Deixe as crianças falarem!)
Ele ouviu o meu amigo e disse:
- Ajudem ele a vir para cá!
Algumas pessoas ajudaram Bartimeu a se aproximar de Jesus. E, para a surpresa de todos, Jesus curou Bartimeu. Ele voltou a enxergar e, depois disso, tornou-se um seguidor de Jesus por todos os lugares aonde ele ia!
E assim aconteceu. Eu e meu amigo Bartimeu seguimos Jesus com muita alegria.
Narração baseada em Marcos 10.46-52
Canto
Jesus Cristo está passando (Cancioneiro Cante com a gente, p. 130) ou outro canto de sua preferência.
Para pensar, criar e partilhar
Neste momento, a sugestão é que se tenha algum tempo para o desenvolvimento da atividade. Não tenha pressa. Deixe que as crianças desenvolvam a atividade e, ao mesmo tempo, reflitam sobre ela.
O que tem na caixa?
Forme um círculo. Passe a caixa com os objetos dentro. Cada criança terá três chances para descobrir um dos objetos da caixa somente com o tato. Caso consiga acertar um deles, a orientadora retira o objeto da caixa e a brincadeira continua até que as crianças acertem todos os objetos contidos na caixa.
Atividades interativas
Para crianças menores – Cole areia sobre o desenho. Faça uma cópia dessa atividade para cada criança (veja atividade no final do caderno).
Para crianças maiores – Decifre o código e descubra a mensagem. Faça uma cópia dessa atividade para cada criança (veja atividade no final do caderno).
Hora de brincar
Descobrindo as palavras
Utilizando a lixa, recorte, com antecedência, diversas letras que possibilitem formar palavras como: fé, amor, cuidado, vida, alegria, paz...
Forme dois ou três grupos. Cada grupo forma uma palavra com as letras. Uma criança de cada grupo tentará descobrir de olhos vendados, usando o tato, qual é a palavra que o outro grupo formou. E assim sucessivamente.
Vamos orar
(Peça para as crianças repetirem com você!)
Obrigada, Senhor/ por este encontro tão especial./ Abençoa nossa família/ e toda a comunidade./ Que nesta nova semana possamos/ olhar as pessoas com deficiência/ com mais carinho/ e incluí-las em nossas brincadeiras/. Amém.
Canto de bênção
Um abraço dado (Cancioneiro Cante com a gente, p. 79) ou outro canto de sua preferência.
Elaborado por
Rosangela Clarice Fenner Radons e Rose Michelson Reichert
Voltar para índice de Visibilização para mais viDas em comunhão