Leitura Bíblica Básica: Salmo 23
Outras Leituras: João 10.11-18
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville - SC
Data da pregação: 03/05/2010
Data Litúrgica: 4º Domingo da Páscoa / Jubilate
Prédica:
Prezada Comunidade aqui reunida.
Estamos no terceiro domingo após a Páscoa - onde nos celebramos a oferta gratuita de amor e salvação de Deus por nós através da morte na cruz e ressurreição de Jesus.
Agora, o texto bíblico de pregação nos aponta para o que significa crer neste Cristo ressurreto, ou seja, a CONSEQUÊNCIA DO SER CRISTÃO. E o texto de João 10.11-18 aponta para DUAS CARACTERÍSTICAS do ser cristão:
1. NOS MOSTRA O GRANDE PRIVILÉGIO QUE TEMOS, POIS TEMOS UM DEUS QUE CUIDA DE NÓS – QUE É NOSSO BOM PASTOR.
João 10 nos mostra nosso Deus como um Deus que CUIDA de cada um de nós – um Deus atencioso, um Deus carinhoso, um Deus que se sacrifica por nós – Deus revelado no ser humano Jesus.
Jesus, quando viveu entre nós, não só disse EU SOU O BOM PASTOR. O BOM PASTOR DÁ A VIDA PELAS OVELHAS. Ele mostrou isto em palavras e ações.
1. Jesus mostrou especial cuidado pelas pessoas – pelos doentes, pelos pobres, pelos famintos, pelos que buscavam sentido para sua vida. Citamos alguns exemplos: 1. perdoou, sentou à mesa com pecadores (Lucas 15.2; Mateus 9.13), chamando-os ao arrependimento; 2. Curou muitas pessoas (Marcos 1); 3. conviveu com cobradores de impostos, dos quais podemos citar Zaqueu, mudando sua vida (Lucas 19); 4. ensinou e alimentou a multidão (Mateus 5-7; João 6), 5. deu atenção às crianças (Marcos 10) . As pessoas que viveram e conviveram com Jesus sentiram este seu cuidado, este seu carinho.
2. Jesus deu sua vida pelas pessoas – por mim, por ti, por nós– “O BOM PASTOR DÁ A VIDA PELAS OVELHAS” – para que haja possibilidade de mais que somente estes curtos anos de vida aqui na terra - para termos a possibilidade da salvação eterna, como bem nos lembra o próprio Jesus em João 11.25,26: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente.” É o que celebramos há quatro semanas na Páscoa.
Temos Deus, temos Jesus, o nosso BOM PASTOR, que cuidou das pessoas quando esteve conosco aqui na terra – e que cuida de cada um de nós também hoje - NA VIDA E NA MORTE.
Tenho a plena convicção de que cada um de vocês poderia vir aqui, ao altar e dizer a todos através de exemplos da própria vida de cada um onde e como Deus foi e é o Bom Pastor da vida de vocês.
Deus JÁ FEZ TUDO – 1. nos deu a vida, 2. é o nosso bom pastor, cuida de nós, 3. nos dá a salvação eterna.
E eu, que devo fazer? NADA. Só devo ACEITAR este presente e dizer: EU CREIO – EU VOU SEGUIR ESTE MEU BOM PASTOR VIDA AFORA ATÉ A ETERNIDADE.
2. SER CRISTÃO SIGNIFICA ACEITAR ESTE CUIDADO DE NOSSO BOM PASTOR - SIGNIFICA OUVIR A VOZ DO BOM PASTOR E SEGUIR ESTA VOZ.
Isto é o que nos diz o versículo 17 de João 10: “AS MINHAS OVELHAS OUVEM A MINHA VOZ; EU AS CONHEÇO, E ELAS ME SEGUEM.”
E elas me seguem SIGNIFICA QUE NÓS TAMBÉM DEVEMOS SER BONS PASTORES PARA AS PESSOAS QUE CONOSCO CONVIVEM. E ser um SEGUIDOR DE JESUS significa justamente procurar seguir o exemplo que Ele deixou – de amor, de acolhida, de carinho que Jesus tinha para com as pessoas – ressalvadas as diferenças e as nossas limitações, pois Jesus era o Filho de Deus e, nós, somos apenas seres humanos pecadores – mas isto não nos impede de sermos seus mensageiros em palavras e ações, como bem nos lembra Mateus 7.21:
NEM TODO QUE ME DIZ: SENHOR, SENHOR! ENTRARÁ NO REINO DOS CÉUS, MAS AQUELE QUE FAZ A VONTADE DE MEU PAI, QUE ESTÁ NOS CÉUS.
Sigamos a voz do Bom Pastor e confiemos nele - Ele dá a vida pelas ovelhas. Ele nunca nos deixa sozinhos e nos guia com amor até a vida eterna.
Que possamos sempre dizer, como diz o salmista no Salmo 23.1: O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará!
Amém.