O culto do dia 05 de agosto, na Paróquia Martin Luther em Joinville, foi especial. O pastor Germanio Bender festejou com a comunidade seus 25 anos de ministério pastoral.
Com a presença do pastor Sinodal Inácio Lemke e com o templo lotado, pastor Germanio pregou sobre a vocação do jovem Jeremias, relatada em Jeremias 1.4-10. Refletiu sobre a importância desta passagem em sua vida e no seu ministério.
Agradeceu especialmente pelas muitas pessoas queridas que conheceu em diferentes paróquias pelas quais passou. “Quanta gente querida conheci nesta jornada; pessoas que dão do seu tempo, dinheiro, serviço e fazem tudo isso por amor ao Evangelho e compromisso com a Igreja”, afirmou.
Mencionou sua família de origem, “muito simples, humilde, sem riquezas e nem grande instrução” e sua família formada “com a Juliana e com as belas meninas que Deus nos deu: Tamar e Thais. Quantas vezes abrem mão do seu tempo e de outras coisas para me acompanhar no ministério pastoral.”
Agradeceu o apoio de lideranças, presbitérios e membros que se doam por amor ao Evangelho e questionou: “O que seria do ministério pastoral sem a retaguarda de lideranças, o apoio do presbitério, a participação dos membros?”
Concluiu sua mensagem apontando para as incertezas e dúvidas que muitas vezes enfrentamos e lembrou: “Jeremias sentia-se incapaz, como Pedro sentia-se pecador demais, mas todos eles foram transformados em grandes mensageiros de Deus. Isso prova que Deus não chama os capacitados, mas capacita os que são chamados.”
Por final, apresentou à comunidade um histórico fotográfico que mostra sua caminhada desde a juventude, o estudo de teologia e sua trajetória nas paróquias onde serviu como pastor: São Gabriel do Oeste, MS, Ijuí, RS, Limeira, SP, e agora em Joinville.
Após manifestação de lideranças da paróquia, a comunidade confraternizou partilhando comes e bebes no centro comunitário.