Paróquia Cristo Bom Pastor

Sínodo Norte Catarinense



Rua Eugênio Moreira , 651 - Anita Garibaldi
CEP 89202-102 - Joinville /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3903-1809
iepcbp@gmail.com
ID: 205

POR QUE EU?

02/04/2017

Quando eu era pequeno, minha mãezinha Iracy, a Mutti, não pedia, mandava: Gilberto vá secar a louça do almoço e depois varre e passa um pano no piso da cozinha! Depois pode ir brincar. Aí eu dizia: POR QUE EU? TUDO EU! TUDO EU! Manda o Beto ou o Edu (meus irmãos), sempre eu. Mas não tinha jeito, era a minha tarefa de casa. Só um detalhe, o piso não era porcelanato ou cerâmico, era de madeira. E não era considerado como um problema por eu ser criança, fazia parte inclusive da educação. E tenho saudades, podem ter certeza. Tanto que até hoje em minha casa, lavar a louça e secar é uma terapia, faço com muito gosto.
Eu imagino que você que está lendo, lembra estas ou outras situações, seja na cidade ou na roça, onde você tinha que estar à disposição dos seus pais para ajudar.
E na sua comunidade, como funciona? Estamos prontos para ajudar?
No Guia do Presbitério, página 66, lemos alguns argumentos quando convidamos alguém para ajudar na missão da comunidade: “não tenho tempo, não tenho capacidade, não sei falar em público, já tenho coisas demais para fazer, se aceitar terei menos tempo para minha família e para meu lazer...”
E na Bíblia, será que temos pessoas que não se colocaram à disposição?
Eu acho que não! Todos estavam prontos e dispostos a tudo! Será?
Vamos a alguns exemplos, que constam no Guia do Presbitério, também na página 66.
Moisés – Resistiu! Julgando-se pequeno e incapaz para assumir a grande tarefa de libertar seu povo, apesar de todas as promessas de Deus. Confira: Êxodo, Capítulo 3.
Isaías – Igual a Moisés, não via em si nenhuma qualificação para a tarefa. Confira: Isaías, Capítulo 6.
Jeremias – Se esquivou dizendo: sou muito jovem, não sei como falar. Confira: Jeremias, Capítulo 1.
Na mesma página do guia lemos ainda: “Como entender essa resistência ao chamado de Deus? Por que pessoas tentam se esquivar de abraçar alguma tarefa de liderança em sua igreja?”
Vivemos, infelizmente, em nossas comunidades, que sempre as mesmas pessoas necessitam assumir as tarefas.
Mas, será que elas “permitem” que outras façam? Ou estão achando que só elas é que “sabem” e “podem” fazer? Em muitas situações esta é a realidade.
Mas, VOCÊ que ainda não se colocou à disposição, tenha certeza, há pessoas que pensam assim, mas, há muitas outras que não entendem desta forma e estarão prontas para aceitar sua ajuda, suas ideias e propostas.
Deus convida e chama você e eu! Deus nos capacita e orienta. É só deixarmos que Ele conduza nossa vida.
Outros dois exemplos na Bíblia, que constam na página 67 do Guia do Presbitério:
Saul – cuidador de jumentas poderia ter a competência necessária para ser rei em Israel? Ao ser ungido pelo profeta Samuel, ele recebe a promessa: “O Espírito do Senhor se apossará de ti, e profetizarás com os profetas e tu serás mudado em outro homem”. Confira: 1 Samuel, Capítulo 10.
Saulo/Paulo – Saulo era perseguidor dos cristãos, após ter um encontro com Jesus, experimentou uma transformação radical em sua vida, mudou o nome para Paulo e foi transformado em discípulo, apóstolo e missionário de Jesus. Confira: Atos Capítulo 9.
Leia completamente estas e outras histórias na Bíblia, conforme as citações. Você ficará surpreso e terá a certeza de que você tem dons e estes dons foram dados por Deus para que você os coloque à disposição, pois a seara é grande.
Tenho estimulado no Seminário de Integração de novos membros, para que eles venham participar ativamente, pois necessitamos de mais pessoas.
E, não posso esquecer, temos que agradecer e muito, a todos e todas que se colocam e estão usando seus dons no trabalho em sua comunidade.
Confira ainda no Hino 166 – HPD1 - Dá-nos Olhos Claros.
Este hino trata dos nossos dons: “olhos que veem o irmão; mãos que aprenderam; Corações que sabem repartir; Lábios que, contentes; Pelos dons que deste, Graças ó Senhor, Nada nos pertence, tudo Deus quer dar.”
E se você se perguntar: POR QUE EU?
Ora, você é muito importante para Deus e nós precisamos de você.
Venha participar da Vida Comunitária. Deus te dará orientação e capacitação. Amém.
 


Autor(a): Gilberto Raul Zwetsch
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - Cristo Bom Pastor
Natureza do Texto: Artigo
ID: 41820

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A oração precisa ter o coração todo para si, por inteiro e exclusivamente, para que seja uma boa oração.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Quem persiste na fé, verá, ao final, que Deus não abandona os seus.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br