Pela segunda vez a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos tem desafiado os membros das paróquias Cristo Bom Pastor e Sagrado Coração de Jesus.
O tema desta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos inspira-se no capítulo 37 do profeta Ezequiel “unidos na tua mão” (37.17). Este gesto profético de aproximar dois feixes de madeira é a imagem da reunificação dos reinos do Norte e do Sul: “Aproxima os dois feixes de madeira, de modo a que formem uma vara só e fiquem unidos na tua mão” (Ez 37.17). Deus conta com a ação do profeta para construir a unidade.
Como cristãos, entrevemos nesta profecia uma prefiguração da vida nova que Cristo nos oferece. Unindo os dois pedaços do madeiro da Cruz, Jesus reconcilia-nos com Deus e a Humanidade enche-se de uma nova esperança. Apesar das divisões, Jesus Cristo – com os braços abertos na Cruz – abraça toda a criação e dá-nos a Paz de Deus. Elevado na Cruz, atrai-nos para Si e faz-nos “um”, em Suas mãos. Somos inspirados pelo Espírito Santo a iniciarmos um caminho novo rumo à unidade autêntica. Ela há de construir-se na escuta da Palavra que purifica, ilumina os corações, orienta para Deus e nos abre ao diálogo fraterno com os irmãos (www.conic.org.br).
No dia 30 de maio aconteceu a primeira celebração, no Santuário do Sagrado Coração. Templo lotado, recepção e aconchego, tudo preparado para a festa da unidade. Padre Claudionor recebe com alegria os hóspedes luteranos. P. Renato traz pregação sobre o tema. Ponto alto foi a Eucaristia, a Santa Ceia, celebrada por todos católicos e luteranos, marcando a unidade em Cristo.
O segundo encontro foi logo no dia 31 de maio, domingo de Pentecostes, na Par. Cristo Bom Pastor. Casa cheia, muita expectativa para o Culto de Tomé ecumênico, abrilhantado pelo Coral Cristo Bom Pastor. Padre Claudionor foi o pregador do dia.
“Somos diferentes canteiros do mesmo jardim”. Essa é a certeza desta caminhada. Vivendo a UNIDADE na DIVERSIDADE, queremos testemunhar nossa fé, conduzidos pelo Espírito Santo, como irmãos em Cristo.
P. Renato Creutzberg