A Comunidade São Pedro, localizada na Coxilha dos Cavalheiros, interior do município de Canguçu/RS, pertencente à Paróquia Evangélica Ascensão – Sínodo Sul-Rio-Grandense, celebrou no dia 1º de maio, os seus 51 anos de fundação.
Os doadores do terreno, onde está localizada a atual comunidade, foram Otto Winkel e Emilia Strelow Winkel (in memorian). Inicialmente, o terreno foi doado em função da criação de um cemitério.
No ano de 1965 seis famílias reuniram-se e conversaram com um pastor da IECLB e decidiram formar uma comunidade. Em entrevista com o membro fundador Bertoldo Winkel, o mesmo relatou que “a comunidade começou do nada, mas como era um plano de Deus e Ele era o guia daquelas famílias, com muito trabalho e empenho, conseguiram formar e criar a comunidade.”
Para a construção da Igreja, as próprias famílias que constituíram a Comunidade, se reuniram e fabricaram os tijolos e os demais materiais eram trazidos de carroça da cidade. A construção do templo foi realizada, em torno de 50 dias, de trabalho voluntário, pelos membros, e somente para o reboco e piso foi contratada mão de obra especializada.
Com o passar do tempo a comunidade foi crescendo e foi construído um novo templo para melhor acomodar todos os seus membros. Atualmente o salão da comunidade encontra-se em obras para ampliação do seu espaço.
Em comemoração ao aniversário de fundação da Comunidade, foi celebrado um culto pelo pastor local, P. Alex Valmor Stahlhöfer, e ainda contou com a presença da Pastora Sinodal Roili Borchardt que conduziu a parte da prédica. Após o culto, houve um momento de confraternização entre as pessoas presentes.