Paróquia Evangélica de Rio do Testo Pomerode
Em 1984 a Comunidade Evangélica de Pomerode Centro pôde comemorar o centenário de sua igreja. Para este evento o P. em. Edgar Liesenberg escreveu uma crônica sobre a vida da Paróquia Evangélica de Rio do Testo. Baseados nesta crônica trazemos aos leitores de O Caminho algo sobre a história desta Paróquia, mas também sobre o que ela apresenta em nossos dias.
Por volta de -1862 deu-se início à colonização do Vale do Rio do Testo. É provável que já nos primeiros anos de colonização famílias evangélicas-luteranas, provenientes da região de Blumenau, habitassem nesta área. É, todavia, muito difícil pesquisar a respeito, tendo em vista que toda a documentação inicial de nossa Paróquia foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial, por serem documentos escritos em língua alemã. Mesmo assim é certo que poucos anos depois de iniciada a colonização já se iniciaram também trabalhos eclesiásticos entre os imigrantes, pois, segundo documentos de outras Paróquias, o Pastor Oswald Hesse, vindo de Blumenau, serviu aos membros residentes em Pomerode até o ano de 1879. Como posteriormente fora fundada a Paróquia Evangélica de Badenfurt, o atendimento a Pomerode passou a ser feito a partir de lá pelo Pastor Heinrich Runte, entre os anos de 1884 e 1910. Apenas a partir de 2 de outubro de 1910 é que Pomerode pôde contar com seu primeiro pastor residente. A fundação da Paróquia Evangélica de Rio do Testo (este nome da
Paróquia provém da época em que o município de Pomerode era assim denominado; para que todos os papéis e documentos não precisassem sofrer modificações, decidiu-se continuar com o antigo nome para a Paróquia!) todavia, já ocorrera em 2 de setembro de 1908. Esta nova Paróquia ainda continuou ligada a Badenfurt até 1909, eventualmente pela falta de um pastor, quando então se tornou autônoma. O Pastor Bürger foi o primeiro pastor a residir em Pomerode.
A ele sucederam os pastores Liebholt, Lange , A. Langbein, Rudolf Friedendorff, Johannes Blümel, Kurt Friege, Gustav Schuttkus, Edgar Liesenberg, Oscar Henning, Hugo S. Westphal e Jorge T. Dieterich, os dois últimos atuando agora nesta Paróquia. Cada um deles, em conjunto com as respectivas diretorias, desenvolveram o trabalho a partir das necessidades e de suas capacidades. Durante os anos de trabalho do Pastor Liesenberg (1954 — 1980) foram marcantes a fundação e construção do Conjunto Educacional Dr. Blumenau e do Hospital e Maternidade Rio do Testo.
Atualmente a Paróquia Evangélica de Rio do Testo é composta por aproximadamente 2.400 famílias, que estão distribuídas em seis Comunidades (Pomerode Centro, Testo Alto I, Rega, Rega Alta, Pomerode Fundos e Wunderwald II) e cinco Pontos de Pregação (Testo Central Alto, Ribeirão Herdt, Ribeirão Areia, Testo Arto II e Wunderwaldt). Estudos Bíblicos são realizados em 21 locais. Temos sete grupos de OASE e cinco grupos de JE em funcionamento. As Comunidades de Pomerode Centro e Rega contam com corais. Em 16 locais as crianças se encontram para o Culto Infantil. Somos gratos a Deus por tudo que Ele realizou entre nós até o presente e pedindo que permaneça conosco também no futuro.
Voltar para o índice O Caminho Agosto 1987