O início da história da Paróquia de Tangará da Serra está ligado diretamente com o surgimento da Cidade de Tangará da Serra, que emancipou-se no dia 13 de Maio de 1976. O primeiro culto foi realizado pelo pastor de Cuiabá, Geraldo Schach em 25 de Maio de 1979.
Por durante três anos a Comunidade Luterana de Tangará da Serra fez parte da Paróquia de Cuiabá, e devido as distâncias e dificuldades no acesso era atendida de forma esporádica. Mas em 1982 o conselho Diretor da IECLB aprova um segundo pastorado na Paróquia de Cuiabá, com sede na cidade de Tangará da Serra, e no primeiro semestre de 1983 o pastor Teobaldo Witter chega a cidade para assumir as funções ministeriais.
No conselho paroquial realizado em Dezembro de 1988 foi aprovado a transformação do segundo pastorado em Paróquia, e no dia 10 de Dezembro de 1988 foi fundada a Paróquia Evangélica de Tangará da Serra. Atualmente a Paróquia é formada pelas comunidades de Tangará da Serra, Diamantino e com pontos de pregação na Cidade de Arenápolis e no Distrito de Progresso.
Grupos e atividade ministeriais em funcionamento na Paróquia: Culto Infantil (1), Ensino Confirmatório (2), Homens (1), OASE (1), Casais (1), Estudo Bíblico (1), Cultos.