Para efetuar essa difícil e complexa tarefa foi criado e está funcionando, desde meados de 1973, o Departamento de Migração da IECLB. Mediante visitas periódicas e remessa de material de leitura e fitas gravadas este Departamento procura dar assistência espiritual e orientação concreta (especialmente nos setores da educação, saúde e agricultura) aos colonos em novas áreas de colonização.
O Departamento também se esforça junto às autoridades governamentais para conseguir professores e agrotécnicos e controla os movimentos migratórios através de questionários enviados às Comunidades. A análise das novas áreas de colonização, a orientação (por folhetos e séries de diapositivos) dos agricultores dispostos a migrarem para tais áreas e o planejamento de eventuais novas Paróquias igualmente são atribuições do Departamento.
O Departamento também promove - juntamente com o Serviço de Projetos de Desenvolvimento - a elaboração de projetos combinados que visam sobretudo o aproveitamento de agro-técnicos, professores e envermeitos.
Nossa Paróquia Evangélica Pimenta Bueno/RO, que já conta mais de 200 membros contribuintes, adquiriu em maio de 1973 um veículo e inaugurou em 26/08/1973 a nova casa paroquial.
Coopera naquela área com a IECLB também o Núcleo Avançado do Colégio Sinodal.
Em princípios de junho de 1973, seguiu para Canarana (via Barra do Garças - Mato Grosso) um pastor da IECLB o qual, além da assistência espiritual, dá aos colonos orientação nos mais diversos setores.
A entidade Pão para o Mundo também já concedeu para Canarana os meios necessários para instalar um ambulatório e realizar cursos e programas de medicina preventiva.
Estamos também em contato com um pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, disposto a assumir a Comunidade da IECLB em Belém/Pará.