História do povo evangélico luterano


ID: 2927

Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a Palavra de Deus - Hebreus 13.7

01/08/1987

 

LEMBRAI-VOS DOS VOSSOS GUIAS, OS QUAIS VOS PREGARAM A PALAVRA DE DEUS. Hb 13.7

Pretendemos recuperar a memória histórica de nossa Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, mormente da Segunda Região Eclesiástica. Temos necessidade de refletir sobre o nosso passado para que possamos entender o nosso presente e vislumbrar o nosso futuro. A história da igreja é a história do povo de Deus, de como este povo ouviu a Palavra de Deus e de como respondeu à vontade de Deus nas mais diferentes situações por que passou.

Nossa Igreja não iniciou nesta terra como igreja missionária que veio estabelecer os seus trabalhos e organizar a sua vida. A história de nossa Igreja também não é rigor, a história de nossas Comunidades que foram formadas com o decorrer dos anos e que mais tarde se uniram em Sínodos e, mais tarde ainda, formaram a Igreja em sua estrutura atual. A história de nossa Igreja é essencialmente a história de pessoas que vieram ao Brasil como imigrantes e que trouxeram consigo a sua fé que transmitiram a seus descendentes. .

Esta tradição — tradição vem de transmitir — acontecia nas casa, nas famílias. Tal como o explica o Antigo Testamento (Dt 6.20) dizendo que aos pais cabia a tarefa de explicar aos seus filhos a fé que os movia, os primeiros imigrantes educaram seus filhos e filhas na fé, utilizando como Igreja Evangélica de Blumenau instrumental basicamente a Bíblia, o Hinário e o Catecismo Menor de Martin Luther. Estes foram os primeiros guias.

Mais tarde pessoas de visão assumiram a responsabilidade de organizar as Comunidades para a celebração dos Cultos e dos Sacramentos. Vieram Pastores que dirigiram os ofícios eclesiásticos e se empenharam muito pela educação dos jovens, tanto na construção de escolas e contratação de professores, como no ensino cristão. Na medida em que as Comunidades se consolidavam e as Paróquias iam surgindo via-se a necessidade de maior comunhão e união entre as mesmas. Assim foram fundados os Sínodos, um em 1905 na Estrada da Ilha com o nome de Sínodo Evangélico Luterano de Santa Catarina, Paraná e outros Estados da América do Sul e o outro em 1911 em Blumenau com o nome de Associação das Comunidades evangélicas alemãs de Santa Catarina. Mais tarde estes nomes foram modificados e os dois Sínodos ficaram conhecidos como o Sínodo Luterano e Sínodo Evangélico.

Lembrando os episódios da formação de nossas Comunidades, de suas instituições, dos nossos Sínodos e especialmente da fusão destes dois Sínodos em 1962 num só corpo eclesiástico com o nome de Sínodo Evangélico Luterano Unido nós estamos bem conscientes de que toda esta longa e por muitas vezes tumultuada história teve uma grande meta, a de cuidar que a Palavra de Deus fosse pregada em todas as Comunidades em todos os lugares e para todas as pessoas. Por este motivo nós entendemos que a história de nossa Igreja, a história de sua formação, é a história da pregação da Palavra de Deus nas casas e famílias, nas escolas e nas igrejas que foram construídas.

Nós devemos muito a pessoas como o Pastor Hoelzel em Joinville, o Pastor Hesse em Blumenau, o Pastor Tischhauser em Santa Isabel. A eles, e a muitos outros, nós devemos muito. Nunca nos faltaram, em toda a nossa história, líderes que guiaram nossas Comunidades e Paróquias. Nós lembramos os guias em nossas Comunidades e Paróquias e lembramos os guias responsáveis pela formação de nossos Sínodos, especialmente os Pastores Kuhr e Mummelthey. Lembramos também com gratidão Praeses Schluenzen e Praeses Schliemann que tiveram a árdua tarefa de conduzir, nos difíceis anos da segunda guerra mundial, os nossos Sínodos. Lembramos Praeses Wuestner e Praesses Stoer que nos conduziram com muita paciência e sabedoria para a fusão dos nossos Sinodos em 1962.

Entendemos que a fusão destes dois Sínodos foi um passo decisivo para a integração de todas as nossas Comunidades na visão comum da unidade, da missão e da responsabilidade cristã. Foi também um passo muito importante para a consolidação de toda a nossa Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil que até então — desde 26 de outubro de 1949 constituída como Federação Sinodal — existia apenas de forma federativa. Já em 1968 aconteceu a fusão dos demais Sínodos que formaram a hoje IECLB. Com isto as Comunidades e Paróquias que há 25 anos formaram o Sínodo Evangélico Luterano Unido estão hoje integradas em três Regiões Eclesiásticas: na Primeira Região Eclesiástica sediada em Vitória, no Espírito Santo, na Quinta Região Eclesiástica sediada em Toledo-Paraná e na Segunda Região Eclesiástica, sediada em Joinville. A unidade de toda a nossa Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil é, em termos de organização, o fruto maior desta decisão de nossos Sínodos em 1962.

Desta forma nós nos lembramos de nossos guias cuja tarefa maior consistiu em pregar a Palavra de Deus. Justamente para assegurar a pregação da Palavra de Deus estamos organizados em Comunidades, Paróquias, Distritos, Regiões e Igreja. Este dever também é o nosso dever em nossos dias. Somos gratos pelos líderes e guias que tivemos.

Pastor Regional Meinrad Piske 


Voltar para o índice O Caminho Agosto 1987
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A oração precisa ter o coração todo para si, por inteiro e exclusivamente, para que seja uma boa oração.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Quando eu sofro, eu não sofro sozinho. Comigo sofrem Cristo e todos os cristãos. Assim, outros carregam a minha carga e a sua força é também a minha força.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br