Encenação de ''Memórias de Katharina'' na Paróquia São Lucas - Porto Alegre/RS
04/06/2017
1 | 1
O domingo de Pentecostes foi especial para a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana São Lucas, em Porto Alegre. A apresentação da peça teatral “Memórias de Katharina”, no ano do Jubileu, encantou o público presente recontando a história da Reforma à luz da vida e do protagonismo de Katharina von Bora. A encenação contou com um elenco exclusivo de membros da Comunidade, participação do Coro São Lucas e do Grupo de Canto.
Aos 5 anos de idade Katharina foi levada para um convento. Anos mais tarde, a leitura dos escritos do Dr. Martim Lutero sobre a salvação somente por graça e fé foi decisiva para sua fuga, com outras onze freiras. Não viam mais sentido na clausura.
Katharina casou-se com Martim Lutero. Foi mãe, esposa e administradora talentosa. Contribuiu para a saúde de pessoas à sua volta. Participou das questões políticas e teológicas relacionadas à Reforma e acolheu em sua casa crianças órfãs, freiras foragidas e muitas pessoas envolvidas no Movimento. Seu protagonismo como mulher e como cristã em sua época continua a inspirar gerações.
Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Deus diz: trabalha, deixa de preocupar-te, eu te vou dar tudo. Depois de Ele o ter dado, aí, sim, deves empenhar o teu cuidado, distribuindo de forma justa o que recebeste, assim que não o guardes para ti, mas que dele possam usufruir a tua família e outros mais.