História do povo evangélico luterano


ID: 2927

Da antiga Hansa-Hamônia para atual Ibirama - SC

01/08/1987

 

Da antiga Hansa-Hamônia para atual Ibirama

Ibirama fica nas margens do rio Hercílio, afluente do Itajaí-Açu. Em seus primórdios foi chamada de Hansa-Hamônia. A 30/3/1897 — há 90 anos, portanto — foi fundada na Alemanha a ¨Companhia Colonizadora Hanseática¨, com o objetivo de vir ao Brasil e empreender um projeto de colonização. Em novembro do mesmo ano, chegaram no local, onde hoje fica Ibirama, o Diretor A .W. Sellin, o Engenheiro Emilio Odebrecht, 6 operários brasileiros e 1 alemão. Como meio de transporte utilizaram canoas. Seu trabalho durou dois anos. Construíram um galpão de 90 metros de comprimento, para servir como primeira moradia dos imigrantes; -mediram terras da vasta área; abriram picadas e os primeiros caminhos de acesso.

Em julho de 1899 chegou o primeiro colono, Willy Lüderwald, com sua esposa. Mais para o final do mesmo ano chegaram mais 3 famílias e um jovem solteiro. Como tempo vieram cada vez mais imigrantes de diferentes regiões da Alemanha e também alemães da Tcheco-Eslováquia, Polônia e Rússia.

Como a maioria dos imigrantes era evangélica, a própria Companhia Colonizadora pediu ao Pastor Ziegel, de Indaial, que oficiasse dois cultos por ano em Hansa-Hamônia. O que marcou, no entanto, a presença evangélica foi a vinda do P. Dr. Paul Aldinger, em junho de 1901. Filho de um alto funcionário do rei de Württenberg, estudou História e Teologia, diplomando-se também em Filosofia. Aqui, porém, como os demais imigrantes, começou a trabalhar como agricultor. Fundou seu ¨Palmenhof¨  (Jardim das Palmeiras) que foi considerado como uma espécie de sucursal da Escola Agrícola de Witzenhausen/Alemanha. Em 1904 fundou oficialmente a Comunidade Evangélica de Hansa-Hamônia, sendo que o primeiro Presbitério foi eleito um ano após.

Na data do 4º. Centenário da Reforma, em 31/10/1917, foi lançada a pedra fundamental da Igreja de Ibirama. E em 25/5/29 foi inaugurada a Igreja Martin Luther. P. Dr. Aldinger a partir de 1920 dedicou-se às funções de Inspetor Escolar de toda a área, onde atuava a Companhia Colonizadora. Por isso naquele ano o P. Hermann Grimm assumiu os trabalhos da Paróquia.

Com a II Guerra Mundial aconteceram enormes prejuízos para a comunidade sede e as filiais. Documentos importantes foram destruídos, o uso do alemão foi proibido, escolas foram fechadas, o Hospital Hamônia e a Cia: Colonizadora Hanseática foram desapropriados, o então Pastor Schuttkus foi levado preso a Florianópolis, por 3 anos. Quando de seu retorno, imediatamente deu novos impulsos à vida da Paróquia.

Atualmente a Paróquia Evangélica de Ibirama é composta por 14 comunidades, mais a missão entre os índios na Reserva Duque de Caxias. Os pastores Ralf Georg e Bernt Emmel são responsáveis pelo trabalho pastoral.

Fato curioso é que todos os Pastores Regionais da RE II trabalharam em Ibirama. P. Stoer, realizando serviços de substituição, P. Heinz Ehlert e o atual P. Reg. Meinrad Piske iniciaram suas atividades pastorais em Ibirama.


Voltar para o índice O Caminho Agosto 1987
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Ser batizado em nome de Deus é ser batizado não por homens, mas pelo próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br