Com a proximidade da passagem dos 500 anos da reforma luterana, o Hospital Moinhos de Vento promove um evento aberto ao público para discutir o tema. No dia 10 de agosto, às 18h30min, haverá a palestra “500 anos da Reforma Luterana – O Hospital Moinhos de Vento e as transformações históricas”, apresentada pelo pastor Martin Norberto Dreher, doutor em História da Igreja e estudioso da vida de Martin Lutero.
Após a palestra, haverá debate com a participação de Everson Oppermann, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha no Rio Grande do Sul, e René Ernaini Gertz, historiador, professor universitário e doutor em Ciência Política. A reforma luterana completa 500 anos em 31 de outubro.
A data da palestra, 10 de agosto, marca o dia de nascimento de Sophie Pauline Zink (1881-1955), primeira diaconisa brasileira e diretora do Hospital Alemão, denominação original do Hospital Moinhos de Vento.
– A Reforma Protestante teve grande influência na formação da sociedade moderna, impactando na economia, política e educação. O palestrante e os debatedores abordarão esses diferentes aspectos relacionando-os com a história e com o Hospital Moinhos de Vento, que em outubro comemora 90 anos – afirma Vania Röhsig, superintendente Assistencial do Hospital Moinhos de Vento.
Palestra: 500 anos da Reforma Luterana – O Hospital Moinhos de Vento e as transformações históricas
Palestrante: pastor dr. Martin Norberto Dreher
Debatedores: Everson Oppermann, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha no Rio Grande do Sul, e René Ernaini Gertz, historiador, professor universitário e doutor em Ciência Política
Data: 10 de agosto de 2017
Horário: 18h30min
Local: Anfiteatro Schwester Hilda Sturm – Bloco C – 4º andar do Hospital Moinhos de Vento (Rua Ramiro Barcelos, 910), Porto Alegre
Local: Hospital Moinhos de Vento - Porto Alegre/RS
“ Oremos pelas pessoas envolvidas com este evento! Que Deus estenda a sua mão sobre elas! ”