Alegre-se muito, ó filha de Sião! Exulte, ó filha de Jerusalém! Eis que o seu rei vem até você, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta (Zacarias 9.9).
Ele vem! Sim, está aí o advento, o novo ano eclesiástico. Renasce a esperança de um novo tempo, sob o domínio e os cuidados do Senhor. Tivemos um ano tão diferente, marcado pelas consequências dramáticas da pandemia de Covid-19. O cuidado com a vida levou à suspensão de encontros presenciais nas comunidades. A impossibilidade de encontros comunitários nos entristeceu, mas os diferentes meios de comunicação serviram de espaço para anunciar a palavra de Deus e manter unidas as comunidades.
Houve um aumento extraordinário na presença da IECLB em redes sociais. Cultos, reflexões, orações e estudos bíblicos estão acessíveis agora também em plataformas digitais. A palavra de Deus, que orienta a vida e mantém a esperança, é proclamada num infinito areópago (Atos 17.19). Também ações diaconais foram difundidas e motivadas nos meios digitais.
Nestes tempos difíceis e desafiadores, ministras e ministros necessitam ainda mais de auxílios homiléticos sólidos, aprofundados e inspiradores. Não podemos vender ilusões, mas apenas o Evangelho de Cristo e a esperança da instauração definitiva do reino de Deus. A segunda vinda do Messias Justo e Salvador é o consolo e a certeza para um povo sofrido e cansado com falsas promessas. Cuidado com os falsos profetas, que se apresentam a vocês disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes (Mateus 7.15). Os auxílios do Proclamar Libertação certamente nos ajudarão no exercício da verdadeira profecia.
Esperamos o novo tempo e desejamos que o Proclamar Libertação 45 seja não somente um subsídio no preparo do anúncio da palavra de Deus, mas também um alimento para cada pessoa que dele faz uso. Não sabemos como será nossa atuação no novo ano eclesiástico, mas faremos tudo na observância da palavra de Deus e na confiança da presença divina entre nós.
Agradeço profundamente a todas as pessoas que dedicaram tempo para o preparo dos subsídios deste volume do Proclamar Libertação. Deus abençoe o
novo ano da igreja!
Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossas transgressões, nos deu vida juntamente com Cristo – pela graça vocês são salvos (Efésios 2.4s).
Sílvia Beatrice Genz
Pastora Presidente da IECLB
Voltar para índice do Proclamar Libertação 45