Outro ano chega ao fim! Para alguns, foi o pior ano de suas vidas. Entretanto, outros dizem que foi o ano onde mais aprenderam. Cada ano, uma lição. Alguns mais marcantes do que outros. Existem anos que me trazem poucas lembranças. Outros, mais. Mas, como sempre, é preciso parar e pensar. Faz bem e traz maturidade. A vida ganha gosto.
Por instantes reflito sobre o início das décadas com meus desafios pessoais: 2020, 2010, 2000, 1990.... Em 1981 iniciei o 3º ano do Ensino Médio. Já estava convicto do caminho no pastorado. Foram-se rapidamente 40 anos. O mundo mudou radicalmente. Eu, também mudei bastante. Mas, certa verdade permanece imutável, a qual me agarro com firmeza: Ontem, hoje e para sempre, Jesus foi e será o mesmo. Por isso, sempre ao iniciar o ano, preciso orar com humildade: “A fim de ter um coração sábio, ensina-me a contar os meus dias, Senhor” (Salmo 90.12). Assim, reafirmo minha fé e deixo claro a razão da minha existência.
O Salmo 23 me faz lembrar de que, quando estou com o Senhor, tenho aquilo que é mais importante em meu viver, mesmo que me faltem tempo, saúde, dinheiro, amigos... Davi me lembra que o “bom” pastor tem em suas mãos tanto o cajado quanto a vara. Por vezes, sinto a presença salvadora do pastor. Porém, noutras oportunidades, a sua disciplina em amor. O evangelista João faz questão de colocar Jesus na função do “bom pastor”. Em especial, reflito sobre 10.14-16 e 27-29, onde encontramos as seguintes palavras:
EU SOU O BOM PASTOR. ASSIM COMO O PAI ME CONHECE, CONHEÇO O PAI. ASSIM, TAMBÉM CONHEÇO AS MINHAS OVELHAS E ELAS ME CONHECEM. ESTOU PRONTO PARA MORRER POR ELAS. TENHO OUTRAS OVELHAS QUE NÃO ESTÃO NESTE CURRAL. EU PRECISO TRAZER ESSAS TAMBÉM. ELAS OUVIRÃO A MINHA VOZ. ENTÃO, ELAS SE TORNARÃO UM SÓ REBANHO COM UM SÓ PASTOR. AS MINHAS OVELHAS ESCUTAM A MINHA VOZ. EU AS CONHEÇO. ELAS ME SEGUEM. EU LHES DOU A VIDA ETERNA. POR ISSO, ELAS NUNCA MORRERÃO. NINGUÉM PODERÁ ARRANCÁ-LAS DA MINHA MÃO. O PODER QUE O PAI ME DEU É MAIOR DO QUE TUDO. NINGUÉM PODE ARRANCÁ-LAS DA MÃO DELE.
Nós fazemos parte do rebanho de Deus. Ele nos criou. Somos rebanho do seu pastoreio (Salmo 100.3). Ele chamou Jacó. Escolheu um povo chamado Israel. A exclusividade é coisa do passado. O aprisco cresceu. Outras ovelhas se achegaram. Hoje, todos que creem no “bom pastor” fazem parte do rebanho que está nas mãos e pertence ao Senhor. Jesus é o nosso pastor. Ele cuida das ovelhas que pertencem ao Pai.
Na verdade, uma ovelhinha nasce e cresce junto ao rebanho. Todavia, ela pode ser um animal rebelde, sujeita a caprichos e cheia de manhas. Ou, pode ser uma pequena criatura apegada ao pastor, que ouve a sua voz, que se aproxima e se deixa cuidar. O relacionamento próximo obtido pela comunhão traz reconhecimento mútuo, Será que alguém te conhece melhor do que Deus? Todavia, você reconhece a voz e o cuidado diário de Deus? Pode ser uma via de mão dupla. Basta querer.
Entendo que uma atitude primordial é a fome pela Palavra, o querer estar perto e ouvir o Pastor. Ele te cuida pelas lições bíblicas, pela comunhão com os irmãos e, com o tempo, percebemos até a voz de Deus em diferentes situações do cotidiano. A intimidade do casal permite ao cônjuge perceber situações específicas na vida do companheiro pelo seu comportamento. Quando minha esposa está contente ou com medo, noto no seu jeito. A intimidade com Deus permite perceber a mão (ou voz) d’Ele em inúmeras e variadas situações do viver diário. Basta atenção.
Seguir ao lado de Jesus e estar atento à sua voz é sempre um desafio. Vivemos num mundo cercado de vozes e atrativos. Em certos momentos, águas límpidas podem se tornar poços profundos. Por vezes, um pasto verdinho pode estar repleto de erva daninha e venenosa. Então, muito cuidado com falsos pastores. Por isso, o foco principal do cristão jamais pode estar em religiões, teologias ou moda espirituais. Antes, na voz e no jeito do Bom Pastor. Volta e meia precisamos refletir: Quem foi Jesus? O que ele fez? Como se comportou diante de situações críticas? Observe e deixe-se conduzir. Assim, teremos já aqui a segurança da Vida Eterna prometida.
Que venha 2021 com suas alegrias, surpresas e lições! Nas mãos do Bom pastor estão o cajado e a vara. Que Ele as use segundo sua santa vontade para o nosso bem. Eu já me decidi: Consagro o que sou e o que tenho à causa do Reino de Deus. Com alegria faço parte do seu rebanho. Amém!