Paróquia Martinho Lutero

Sínodo Norte Catarinense



Avenida Governador Celso Ramos , 2657
CEP 89248-000 - Garuva /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3445-2825
ieclbgaruva@hotmail.com
ID: 240

Pelo Dia da Amizade...

19/07/2019

Como vizinhos e amigos, Alfredo e Francisco consideravam-se quase irmãos. Ambos eram filhos únicos. Tinham a mesma idade. Aprenderam na mesma escola. Estavam juntos na igreja. Unidos no estudo, trabalho e diversão. Todavia, os temperamentos eram diferentes. O extrovertido Alfredo tocava violão e cantava como poucos. Por isso, vivia cercado de meninas. Francisco era mais quieto e dedicado trabalho. Era tímido. Muito cedo, os pais se aposentaram e foram morar na cidade. Coube aos rapazes tocar a lavoura de batatas. Alfredo logo se engatou numa menina. Ao nascer a pequena Judite, convidou o amigo para ser padrinho. Francisco ficou sozinho em sua propriedade. Como vizinhos e amigos trabalhavam juntos. Um ajudava o outro a plantar, colher e estocar a produção, cada qual em seu galpão. Devido à praga, naquele inverno, a colheita foi reduzida. Ambos estavam preocupados com as dívidas e manutenção das propriedades. Certa noite, Francisco não conseguia descansar. Estava preocupado com o amigo. Ele tem e esposa e filha. Como conseguirá se manter? Tomou uma decisão... Levantou-se, foi ao galpão e colocou 3 sacas de batinhas sobre o “Schuppkarre”. Silenciosamente seguia em direção ao galpão do amigo. Da mesma forma, naquela noite, enquanto embalava a Judite no seu colo, Alfredo refletiu: Graças a Deus eu tenho uma esposa que me ajuda no trabalho. Mas, pobre do Francisco, que está sempre sozinho. Preciso animá-lo. Prontamente decidiu-se... Carregando 3 sacas de batatinhas no porta-malas, rodou em direção à propriedade do amigo. Sob a luz do luar, em meio à estrada, houve o encontro dos amigos. Nenhum precisou dizer ao outro qual era sua intenção. Eles sabiam para onde o outro estava indo. Abraçaram-se e assim amizade ficou ainda mais forte. “Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão” (Provérbios 17.17).


Autor(a): P. Euclécio Schieck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Garuva-SC (Martinho Lutero)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Provérbios / Capitulo: 17 / Versículo Inicial: 17
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 52604

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Nenhum serviço agrada a Deus, seja ele enorme, quando este fere o próximo.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br