Paróquia Martinho Lutero

Sínodo Norte Catarinense



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Ouça o som do cincerro!

11/12/2015

Pequena descoberta de grande valor! Muitos templos/igrejas têm sino. O sino é um alerta/um chamado aos fiéis para virem ao culto. Ao ser tocado, somos desafiados a viver em comunidade, a celebrar. Ou seja, o sino é um convite à comunhão. Sempre achei curioso também que, ao ser orado o “Pai Nosso”, pouco antes do final do culto, o sino seja tocado suavemente. Qual a razão? Os fiéis, que não puderam vir ao culto (quem sabe alguns adoentados em seu lar) naquele exato momento, tinham um sinal e poderiam acompanhar a oração do Senhor junto à comunidade reunida no templo. Ou seja, o sino era um convite ao fiel orar/buscar a Deus. Algo comum à vida campeira é o CINCERRO, aquele pequeno sino amarrado no pescoço do animal que guia a tropa. João Guimarães Rosa, escritor brasileiro, num pequeno poema intitulado ‘O Burro e o Boi no Presépio’ diz o seguinte: “O boi é um rosto a menos entre os humanos”. De fato, notamos que a Santa Família prevalece sobre a figura dos animais no presépio. Ele continua dizendo: “O cincerro do boi é o primeiro sino”. Ou seja, o primeiro sino a badalar no Natal esteve no pescoço do boi. Aquele animal, na sua natureza e função, nos lembra da necessidade de conduzir, de guiar, de mostrar às demais pessoas o nascimento do SALVADOR JESUS. Então, desafiando: Neste Natal, você e eu, somos chamados a guiar nossa família, nossos amigos até a igreja para, em conjunto, como COMUNIDADE, elevarmos nossa voz em ORAÇÃO e LOUVOR ao menino que nasce para salvar o mundo: JESUS! Leia Mateus 28.18-20.


 


Autor(a): P. Euclécio Schieck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Garuva-SC (Martinho Lutero)
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 28 / Versículo Inicial: 18 / Versículo Final: 20
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 36208

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O maior erro que se pode cometer na cristandade é não zelar corretamente pelas crianças, pois, se queremos que a cristandade tenha um futuro, então, precisamos preocupar-nos com as crianças.
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