Antigamente, Deus morava num jardim chamado de Éden. Tudo era muito organizado e bonito. Pode-se dizer que o jardim era perfeito. Havia muitas e diferentes plantas e flores, animais e filhotes. Deus estava sozinho. Ele cuidava de tudo.
Certa manhã, pensou consigo mesmo: Como seria bom se eu tivesse um amigo! A gente poderia conversar. Ele me ajudaria a cuidar do jardim. Ajudaria a cuidar das plantas e tratar os bichinhos. Ele poderia correr atrás dos cavalos e comer pitanga no mato.
Num dia de calor, Deus estava brincando com barro. Com argila fez um vaso, uma estrela, uma girafa. De repente, fez um menino de barro. Estava ali, paradinho, todo marronzinho. Ficou bonito! Pensou o Senhor. Mas, o boneco não se mexia, nem falava. Deus teve, então, uma idéia. Soprou bem forte na boca do boneco, assim como se enche um balão. O menino mexeu seus dedos, braços e pernas. Levantou a cabeça. Ficou em pé.
Deus sorriu. Agora que ele tem vida, vou ensiná-lo a falar. Vou também lhe dar um nome: ADÃO. Os dois passeavam juntos. Conversavam. Admiravam a natureza.
Algum tempo depois, Deus observou Adão e lhe disse: Eu cometi um erro! Qual? Perguntou Adão. Olhe para a criação: Fiz dois animais de cada tipo, macho e fêmea. Você, Adão, está sozinho. Você não tem uma namorada.
Deus gostava demais de Adão e resolveu então lhe fazer uma surpresa. Queria lhe dar um presente. Quando Adão adormeceu, Deus foi lá, passou a mão no lado de Adão e lhe tomou rapidamente uma costela. Com a costela fez uma namorada para Adão.
Quando ele acordou foi surpreendido pela presença daquele belo ser. E aí, Adão, o que você achou? Perguntou Deus. Uma beleza, disse o felizardo. Seu nome é EVA, disse o Senhor. Adão agradeceu a Deus pelo presente.
Daquele dia em diante, Adão e Eva passeavam pelo Jardim do Éden. Deus ia ensinando e, o casal atenciosamente, ia escutando e aprendendo. Deus sempre dizia de novo: Lembrem-se! Este jardim é a morada de vocês. Esse jardim lhes pertence, por isso, cuidem bem dele. Protejam as plantas e os animais. Não deixem estragar nada.
Essa ordem dada por Deus vale ainda hoje para cada um de nós que somos descendentes de Adão e Eva. A gente precisa proteger e não matar a natureza. A gente precisa construir e não destruir o mundo.