Minha terra natal é Santa Rosa. Qual é a sua? A palavra NATAL está relacionada ao nascimento. Chegou o Natal! Tal era a mensagem de Deus para Maria, através do anjo Gabriel. Àquela moça a palavra NATAL era o nascimento de JESUS, cuja tradução aproximada é Deus é Salvador! Noutras palavras, em JESUS, Deus se apresenta como SALVADOR. Já o evangelista Mateus identifica o recém-nascido de acordo com a promessa do profeta Isaías (Is 7.13-14), chamando-o de EMANUEL, ou seja, Deus Conosco (Mt 1.23). Noutras palavras, em JESUS, DEUS SE APROXIMA DA GENTE. Chegou o Salvador. Deus vem ao nosso encontro. Eis o maior presente. É natal!
Todavia, o jeito humano é outro... As pessoas inventaram a RELIGIÃO, que vem do latim “re-ligar”. Ou seja, a religião permite às pessoas uma maneira de se aproximar de Deus. Como cristãos, entendemos que o caminho é Jesus. Tal verdade nos diferente das demais religiões. Deus inverteu a lógica humana. Não somos nós que alcançamos a Deus. Ele é quem chega ao nosso encontro no NATAL
Já fazem mais de dois mil anos que Deus, em Cristo Jesus, rompeu a distância do sagrado para estar conosco! Ele vem para ser DEUS PRESENTE E SALVADOR! Ansiamos por sua presença forte e amiga que nos carregue e sustente em nossas fraquezas. Presença segura que nos livra de todos os medos, que nos consola na dor e que preencha nossa vida. Em JESUS, Deus se tornou palpável e visível. Deus entra nos limites da fragilidade humana. Eis a maior revelação do Natal: Aquele que criou o mundo do nada chega ali, Aquele que tudo pode resolve se apresentar nos cafundós de Belém, numa estrebaria, num coxo de animais. Algo inimaginável e maravilhoso: Já não estamos sós! O próprio Deus desceu dos céus e veio morar entre nós. Gente como a gente. Mas, sem pecado.
Desejamos que o período de ADVENTO e NATAL seja, de fato, momento de renovação da vida e que o Cristo Menino seja o maior presente, fazendo a maior diferença.