Paróquia Martinho Lutero

Sínodo Norte Catarinense



Avenida Governador Celso Ramos , 2657
CEP 89248-000 - Garuva /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3445-2825
ieclbgaruva@hotmail.com
ID: 240

29 de janeiro, aniversário de Katharina Von Bora.

29/01/2020

Um grande instrumento usado pelas mãos de Deus foi a menina Katharina Von Bora. Ela tornou-se esposa de Lutero e, com ele, foi auxiliadora na causa da Reforma Protestante. Exerceu um papel de grande importância na vida do nosso reformador. Nasceu em um pequeno vilarejo da Alemanha em 29/01/1499, mas ainda pequena ficou órfã de mãe e mandada pelo pai a um convento e depois para outro para ser freira. Vejam só como Deus traçou os caminhos dela e os Seus planos! Katharina passou por dois conventos, clausura, vida intensamente regrada, cheia de tarefas, rejeições, mas com isso se fortaleceu na fé e no caráter. Também aprendeu coisas importantes para aquela época como o Latim, ler, escrever, fazer cerveja, conhecer chás e ervas que ajudavam aos doentes. E isto a ajudou a manter a economia doméstica, principalmente em épocas difíceis ao lado de Lutero e dos filhos. Pelo fato de seu pai a ter colocado nestes conventos é que teve boa oportunidade de formação, o que era um caminho bem incomum para as mulheres da época. Coisas de Deus, pois podia agora ler os textos de Lutero e estudar sobre a fé, a justificação, a graça e entender porque Lutero estava batendo de frente com os dogmas católicos. Concordando com o pensamento de Lutero e com o Evangelho, ela e outras freiras entenderam que poderiam servir a Deus sendo esposas, mães. Por isso fugiram do convento e receberam auxílio de Lutero, que as encaminhou para seus futuros maridos. Em Wittenberg se apaixonou pela primeira vez por um rapaz cuja a família não aceitava o namoro deles e um futuro casamento. Decepção e desamparo! Sobrou a ex-monja Katharina sem esposo. Como iria se virar sozinha e ser aceita na sociedade? Conheceu Lutero que, mesmo por conveniência, pena dela e sem amor, acabaram se casando. Com o tempo o amor surgiu e os filhos também e tanto ela como ele eram felizes juntos. Katharina ajudava ele como podia na causa da Reforma, também com a casa, os filhos, as finanças e a administração dos bens. Era participativa, escutava, opinava e apoiava Lutero em tudo que estava ao seu alcance. Tudo o quanto Deus nos deu, dá e dará pertence a Ele e, tanto Katharina quanto Lutero sabiam perfeitamente disso e não esmoreceram na batalha pela causa do Pai. Que mulher forte e guerreira! Através da vida de Katharina, Deus nos mostra que mesmo em meio a dor há um propósito! Ele nos forja, nos molda, nos fortalece para sermos usados no Seu serviço e nos Seus propósitos, mesmo que não percebamos isso e vai nos conduzindo aonde Ele quer, pelos tantos caminhos e escolhas erradas que fazemos. Hoje, no dia de seu aniversário póstumo, lembramos de Katharina como fonte inspiradora para às mulheres de hoje, que exercem seu ministério de uma forma ou de outra, que se envolvem na igreja com seus maridos, presbíteros, como comunidade e família na fé. Não deixemos as incertezas, medos e a insensibilidade bloquearem o que Deus diz ao nosso coração! Precisamos ser fortes e corajosas como Katharina foi, para que o Reino de Deus cresça aqui na terra e possamos fazer deste mundo uma casa comum melhor de se viver. O amor e a dedicação no serviço à Deus, requer coragem, persistência, abnegar-se a si mesmo e dar graças por isso. A capacidade de arregaçar as mangas e trabalhar nos é dada pelo Espírito Santo de Deus e cabe a nós orarmos também por esta benção. Não deixemos que o medo, as incertezas, dificuldades, comodismo e a preguiça enfraqueçam nosso ser, quando se trata das coisas do Pai Celestial. Ele nos chama com urgência para trabalhar, ajudar a organizar e preparar a casa Dele para a vinda do Seu filho amado o quanto antes. Lembremos do “vigiai e orai” , “tenha bom ânimo”, “não temas , eu sou o Senhor Teu Deus...” que são alguns dos incentivos que a Bíblia nos traz para que vivamos uma vida plena e abundante também na fé. Estejamos prontos para dizer sim ao Pai a qualquer hora, mesmo nas adversidades, pois Ele estará sempre conosco nos dando a força que precisamos para concluir o Seu divino projeto. Katharina Von Bora: forte, corajosa, obediente e temente a Deus, fonte de inspiração para nós ainda hoje.


Autor(a): Cacá Schieck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Garuva-SC (Martinho Lutero)
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 54950

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O ponto principal do Evangelho, o seu fundamento, é que, antes de tomares Cristo como exemplo, o acolhas e o reconheças como presente que foi dado a ti, pessoalmente, por Deus.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa.
Efésios 1.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br