Fórum de Reflexão da Mulher Luterana


Água - até quando? - Mensagem do 5º Fórum de Reflexão da Mulher Luterana da IECLB

25/03/2000

Mensagem do 5º Fórum de Reflexão da Mulher Luterana da IECLB
''Água - até quando?''

''Água - até quando?'' Com esta preocupação reuniram-se mais de 45 mulheres de 16 sínodos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e de todas as regiões do País para o 5º Fórum de Reflexão da Mulher Luterana . O evento se realizou em São Leopoldo (RS) e teve início no dia 22 de março, o Dia Mundial da Águas, e se estendeu até o dia 25.

No dia 23, a partir do painel sobre o tema ''Água - até quando?'' com cinco profissionais – duas sociólogas, um engenheiro, um geólogo e uma teóloga - fomos desafiadas a assumir nosso papel de agentes facilitadoras no processo de conscientização de comunidades, paróquias, sínodos e demais instâncias da IECLB e também da nossa sociedade para reverter o quadro de degradação da água - o painel esteve aberto ao público em geral e reuniu mais de 80 pessoas.

As reservas de água no planeta são de aproximadamente 1,3 bilhão de quilômetros cúbicos - o equivalente a 67% da superfície do Planeta - no entanto, menos 3% desse volume é de água doce e apenas 0,5% é de água disponível para consumo humano. Desde 1950 o consumo de água potável aumentou seis vezes, embora a população tenha aumentado apenas duas vezes. O aumento do consumo e a poluição dos mananciais vêm tornando a água cada vez mais escassa,

Entendemos que urgem ações concretas na Igreja e na sociedade para estancar o processo desenfreado e irresponsável de degradação da imensurável fonte de vida que é a água - dádiva do nosso Criador.

Baseadas em João 4.14 - Mas aquele e aquela que beber da água que eu der nunca mais terá sede. Porque a água que eu lhe der será nele/a como uma fonte viva que dará vida eterna - entendemos que a água é o elemento da natureza que hoje se revela como o melhor sinal do caminho de Deus. A água é o grito de Deus, chamando-nos a perceber como deve ser distribuída a sua bênção, a fim de que ela se destine a todas as pessoas e não aconteça que parte de sua bênção se transforme em maldição para muitos, porque a parcializam e acumulam egoisticamente.

Entendemos que também na água Cristo se esparrama por todo o planeta. A água é Cristo no meio de nós. É o Cristo presente. É o símbolo do que Cristo é: sem dono humano, porém para nós para uma bênção, esparramando-se sem que ninguém o possa reter só para si.

É, pois, tarefa de todos os seres humanos e das pessoas cristãs de maneira especial zelar pela preservação desta fonte de vida. Conclamamos, assim, a todas as pessoas para assumirem com determinação esta bandeira em favor deste elemento imprescindível para uma vida saudável e digna - para a geração presente e as que virão.

As participantes do 5º Fórum de Reflexão da Mulher Luterana da IECLB

São Leopoldo (RS), 25 de março de 2000
 

Quando eu sofro, eu não sofro sozinho. Comigo sofrem Cristo e todos os cristãos. Assim, outros carregam a minha carga e a sua força é também a minha força.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br