IECLB e Federação Luterana Mundial - FLM



ID: 2702

Visibilizando o amor invisível de Deus - Mensagem de Natal da Federação Luterana Mundial (FLM)

15/12/2022

 

Visibilizando o amor invisível de Deus 

Mensagem de Natal da Federação Luterana Mundial (FLM)

Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Nele foi criado tudo o que há no céu e na terra, todas as coisas visíveis e invisíveis.... (Cl. 1.15-16)

Para muitos de nós, nossas primeiras e mais queridas lembranças de aprendizagem em nossa jornada de fé estarão ligadas certamente à cena do presépio de Natal. Lemos livros, cantamos hinos, participamos de peças de Natal nas quais o presépio, representando Maria e José com o menino Jesus, rodeados de animais, pastores e anjos. 

É uma imagem familiar e reconfortante que recriamos todos os anos em nossas casas, em nossas igrejas, mas também em lugares públicos para nos lembrar do verdadeiro significado do Natal, em meio a toda a agitação das compras e comemorações desta época festiva.

Mas, vamos dar uma olhada de perto naquele recém-nascido, envolto em faixas e deitado em um presépio, como lemos no evangelho de Lucas. Se refletirmos mais profundamente sobre o mistério da Encarnação, da vinda de Deus ao mundo para viver entre nós, somos capazes de ver, diante desta pequena criatura, a imagem do Deus invisível? Por que o criador de nosso universo escolheu esta simples família e este humilde estábulo como cenário para um evento que mudaria o curso da história?

Sabemos que Jesus foi o primogênito de Maria, mas em sua carta aos Colossenses, Paulo nos lembra que ele também é o ''primogênito de toda a criação''. João nos diz que Cristo é a Palavra que se fez carne e habitou entre nós. Essa mesma Palavra ''que estava no início com Deus e por Ele todas as coisas foram feitas''.

As Escrituras nos ensinam que o menino Jesus na manjedoura é o Filho de Deus, o Rei dos reis. No entanto, a escolha de um carpinteiro galileu e uma camponesa em um canto sem importância do império romano, como o cenário familiar da vida terrena de Jesus, indica como sua realeza vira de cabeça para baixo nossos modelos terrestres de poder e autoridade. Será um modelo radicalmente novo de liderança de serviço, na qual o Príncipe da Paz se inclinará para lavar os pés sujos de seus discípulos.

Do Antigo Testamento sabemos que não podemos ver a glória de Deus face a face. Entretanto, a extraordinária mensagem de Natal é que desde o nascimento e vida terrena de Cristo, podemos ver a imagem de Deus perfeitamente refletida em seu Filho Amado. Além disso, a Bíblia nos lembra que também nós fomos criados à imagem de Deus e que o amor invisível do Deus Trino se torna visível em e através de nós.

Portanto, enquanto montamos nossos presépios e nos preparamos novamente para acolher a criança de Belém, vamos reservar algum tempo para meditar sobre esta incrível verdade. Façamos o esforço de ver a imagem de Deus em outras pessoas, especialmente nos rostos daqueles que são frequentemente rejeitados e ignorados: pessoas com fome e perseguidas, refugiadas e pessoas presas, assim como pessoas que sofrem de vícios e e estão em desabrigo.

Desejo a cada um de vocês, juntamente com todos os seus entes queridos, um abençoado Natal, enquanto você olha para o presépio e descobre lá, mais uma vez, a face de Deus, o rosto de Deus que nos aproxima da relação inesgotável do amor de Deus.

Arcebispo Dr. Panti Filibus Musa
Presidente, Federação Luterana Mundial


Veja e ouça execuções de músicas de Advento e Natal de Igrejas Luteranas de todos os continentes.
 

Deus não se afasta de ninguém, pois está em toda a parte.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br