Prédicas e Meditações



ID: 2931

Viver correto conforme Jesus vivia

Senhas diárias

14/07/2018

O profeta exorta o povo, suas lideranças e autoridades, a não deixar Deus de lado e nem fazer o que não é da vontade do Senhor. A crítica principal é contra a aliança que o rei de Judá estava arquitetando com o Egito para vencer a Babilônia, que estava invadindo o país. Isaías fala que o Senhor não quer isso, pois Israel deve confiar unicamente em Deus. A vitória babilônica já estava definida, pois o pecado de Israel, especialmente suas autoridades e lideranças, era o motivo de Javé ter permitido isso. Deveria haver, na verdade, arrependimento e volta para a justiça e o direito, assim como Deus agia, pois o Senhor não abandonaria seu povo. Ao invés de confiar no Senhor e fazer o bem e o certo, buscavam proteção no Egito. Por isso o profeta afirma que felizes são aqueles que confiam no Senhor e vivem conforme Ele ensina, e colocam sua esperança em Deus. O povo deveria voltar para Deus, que era o único a poder proteger, e não ir ao Egito em busca de proteção. Deveria arrepender-se de caminhos errados e voltar para os caminhos de Deus. Isso traria esperança e, conforme Deus permitisse, livramento.
É o que João escreve às suas comunidades. Andar nos caminhos de Cristo é o jeito seguro de viver. Se sabiam e sabemos que Cristo viveu de forma correta, segundo a palavra e a vontade de Deus, assim também precisavam e precisamos viver. Viver segundo o bem e o que é correto e direito mostra que somos filhos de Deus, conforme Cristo Jesus. Nosso viver precisa mostrar que Jesus é o nosso Senhor e isto mostra quem é nosso Pai. Paulo também usava este argumento ao ensinar suas comunidades, pois dizia que deveriam imitá-lo, no viver e no falar, assim como ele imitava a Jesus (1.ª Co 11.1). Façamos isso, firmemos nossa confiança e esperança em Cristo, vivendo conforme Ele viveu e assim teremos a verdadeira felicidade, aquela que não termina quando algo de ruim se nos acomete.  


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 47965

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
A ingratidão é um vento rude que seca os poços da bondade.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br