SENHAS DIÁRIAS - 10.03.2022
Isaías 51.16 – Confio a você as minhas palavras e o protejo com a sombra da minha mão.
Apocalipse 3.8 – Conheço as obras que você realiza. Eis que tenho posto diante de você uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome.
O império babilônico estava chegando ao fim e os persas começam a dominar. Isto é visto como ação de Javé, o Senhor Deus, ara começar a libertar seu povo que havia sido escravizado e levado para terras distantes. Inclusive o rei persa Ciro é exaltado como instrumento de Deus para esta libertação. Isaías espalha uma palavra de ânimo, conforto e motivação para o povo: a libertação está próxima. Sabemos que isso aconteceu. Os persas acabaram permitindo que Jerusalém e o templo fossem reconstruídos e o povo voltasse, grande parte, para a sua terra. O profeta fala desta palavra de promessa do Senhor e chama o povo a confiar no em Javé, especialmente aqueles que mantém sua fidelidade ao Senhor e não se deixaram corromper pela idolatria. É uma palavra maravilhosa, pois levanta o ânimo do povo e faz com que projetem a volta para casa e a superação de todo o sofrimento já vivido. Nós temos esta mesma promessa quando nos encontramos diante de situações que estão nos oprimindo e angustiando. A palavra vale para nós e nossos momentos de dificuldades. Deus sempre tem uma saída para a nossa vida, uma porta que se abre e mantém a esperança. A principal é o perdão e a salvação dados em Cristo Jesus. Esta é a nossa realidade hoje, diante de toda e qualquer situação que nos faça sofrer.
É o que o anjo diz para a comunidade da Filadélfia: tenham coragem e firmeza, o Senhor está com vocês. Mantenham a confiança como até agora fizeram, guardando os mandamentos do Senhor. Embora não seja uma comunidade forte, é uma comunidade que é fiel e mantém a obediência à palavra de Jesus. Suas obras são claras e mostram que o Senhor Jesus é o Senhor dela. O anjo anuncia que a porta foi aberta, a salvação em Cristo Jesus, e ninguém pode mudar isso. Os membros da comunidade estão se mantendo fiéis à esta caminhada de vida. Também exorta a que permaneçam assim e se mantenham sob a bênção e a a mão do Senhor. Sobre nós também está a mão de Cristo Jesus. Temos visto isso em tantas situações. A porta aberta por Deus também se mantem assim para nós. Nossa salvação e vida estão em Cristo e ninguém pode mudar isso. Confiemos no Senhor e mantenhamos a fidelidade ao seu Evangelho. Ele é o nosso Deus. P. Luiz Carlos