Prédicas e Meditações



ID: 2931

Palavras e Atitudes Aceitáveis...

24/05/2020

“Os homens direitos sabem dizer coisas agradáveis, porém os maus estão sempre ofendendo os outros” (Provérbios 10.32).

Das antigas gerações aprendemos a seguinte expressão: Falar é prata, calar é ouro. A Bíblia, em sua sabedoria, também nos alerta para a moderação no ato de falar. No capítulo 10 de Provérbios, 9 versículos destacam a importância de falar de maneira adequada. O apóstolo Tiago, abordando este mesmo assunto, chega à seguinte conclusão: “Quem não comete nenhum erro no que diz é uma pessoa madura, capaz de controlar todo o seu corpo” (Tiago 3.2). À luz desta afirmação, podemos perceber que falar é muito mais do que um simples articular lógico de palavras e frases. Falar tem a ver com nossas ações, com nossa conduta.

No momento atual do Brasil, podemos verificar, sem muito esforço de pensamento, o quanto o falar e a ética andam juntos. Vivemos dias de muito xingamento, em especial, por razões políticas, mas não apenas. Contudo, as cenas de nosso cotidiano mostram não apenas xingamentos verbais. O que vemos são pessoas que partem para a agressão física, jogando pedras umas nas outras, como se fossem inimigos. As redes sociais, um grande ganho na tecnologia de comunicação, são usadas em vários momentos como instrumentos de calúnia e difamação, que aguarda apenas o próximo passo, a confrontação corporal. Neste sentido, não há como discordar do apóstolo Tiago: “A língua é um fogo. Ela é mundo de maldades” (Tiago 3.6).

Entretanto, a Bíblia não somente constata o poder destrutivo das palavras, que se associam ao comportamento das pessoas, ou ainda apenas alerta para a moderação na fala. Ela vai adiante e aponta outro caminho. A Escritura nos afirma que quem confia em Jesus Cristo, o Senhor, começa a ter oportunidade de praticar uma nova linguagem com uma nova conduta. Vejamos o que diz apóstolo Paulo neste sentido: “Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem” (Efésios 4.29).

Oração: “Que as minhas palavras e os meus pensamentos sejam aceitáveis a ti, ó Senhor Deus, minha rocha e defensor” (Salmo 19.14).
 


Autor(a): P. Dr° Mário Francisco Tessmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Garuva-SC (Martinho Lutero)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Provérbios / Capitulo: 10 / Versículo Inicial: 32
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 56815

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
O seu poder é eterno e o seu Reino não terá fim.
Daniel 7.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br