Palavras e Atitudes Aceitáveis...

24/05/2020

“Os homens direitos sabem dizer coisas agradáveis, porém os maus estão sempre ofendendo os outros” (Provérbios 10.32).

Das antigas gerações aprendemos a seguinte expressão: Falar é prata, calar é ouro. A Bíblia, em sua sabedoria, também nos alerta para a moderação no ato de falar. No capítulo 10 de Provérbios, 9 versículos destacam a importância de falar de maneira adequada. O apóstolo Tiago, abordando este mesmo assunto, chega à seguinte conclusão: “Quem não comete nenhum erro no que diz é uma pessoa madura, capaz de controlar todo o seu corpo” (Tiago 3.2). À luz desta afirmação, podemos perceber que falar é muito mais do que um simples articular lógico de palavras e frases. Falar tem a ver com nossas ações, com nossa conduta.

No momento atual do Brasil, podemos verificar, sem muito esforço de pensamento, o quanto o falar e a ética andam juntos. Vivemos dias de muito xingamento, em especial, por razões políticas, mas não apenas. Contudo, as cenas de nosso cotidiano mostram não apenas xingamentos verbais. O que vemos são pessoas que partem para a agressão física, jogando pedras umas nas outras, como se fossem inimigos. As redes sociais, um grande ganho na tecnologia de comunicação, são usadas em vários momentos como instrumentos de calúnia e difamação, que aguarda apenas o próximo passo, a confrontação corporal. Neste sentido, não há como discordar do apóstolo Tiago: “A língua é um fogo. Ela é mundo de maldades” (Tiago 3.6).

Entretanto, a Bíblia não somente constata o poder destrutivo das palavras, que se associam ao comportamento das pessoas, ou ainda apenas alerta para a moderação na fala. Ela vai adiante e aponta outro caminho. A Escritura nos afirma que quem confia em Jesus Cristo, o Senhor, começa a ter oportunidade de praticar uma nova linguagem com uma nova conduta. Vejamos o que diz apóstolo Paulo neste sentido: “Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem” (Efésios 4.29).

Oração: “Que as minhas palavras e os meus pensamentos sejam aceitáveis a ti, ó Senhor Deus, minha rocha e defensor” (Salmo 19.14).
 


Autor(a): P. Dr° Mário Francisco Tessmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Garuva-SC (Martinho Lutero)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Provérbios / Capitulo: 10 / Versículo Inicial: 32
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 56815
REDE DE RECURSOS
+
Meu Deus e meu Rei, eu anunciarei a tua grandeza e sempre serei grato a ti. Todos os dias, te darei graças e sempre te louvarei.
Salmo 145.1-2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br