Prédicas e Meditações



ID: 2931

Os anjos estão à nossa volta

Senhas diárias

10/02/2020

O servo de Abraão foi enviado para encontrar uma esposa para Isaque, entre os parentes da família. Ele seguiu viagem e quando chegou no lugar de morada dos familiares, conforme havia sido previsto, encontrou Rebeca e teve a confirmação de que esta era a mulher que deveria ser esposa de Isaque. Abraão sabia que entre seus familiares encontraria a mulher certa para o filho, pois a família é, normalmente, o bem maior que temos. Ao conversar com o irmão de Rebeca, Labão, o servo explicou seu intento e disse que Abraão o enviou e deu-lhe a certeza de que o anjo de, Javé, o Senhor o acompanharia e tudo daria certo. Isto é, o anjo cuidaria de tudo, fazendo com que a procura resultasse numa esposa para o filho de Abraão. Sabemos que Rebeca acompanhou o servo e tornou-se esposa de Isaque. O que podemos ressaltar é a presença e a ação do anjo, ou dos anjos, na vida das pessoas ao longo dos séculos e milênios. Eles são criaturas criadas pelo Senhor e têm seu ministério voltado para a proteção e cuidado com os seres humanos. Isso permanece até hoje e estão ao nosso redor e agem em tantas situações. Já mencionamos isso em outro momento e voltamos a afirmar que são parte de nossa realidade. Podemos confiar que sempre buscarão o bem para nós. Não devemos adorá-los como seres divinos e à altura de Deus, ou de Jesus, mas podemos confiar quer estão aí para fazer atos de bondade que o Senhor deseja que aconteçam. Aparentemente, os anjos obedecem a Deus, Jesus, e já sabem o que devem fazer em cada situação. Nós podemos buscar por eles e pedir sua proteção nas mais diversas situações, mas, assim como Deus, eles fazem o que for propósito do Pai. Não mudam situações à revelia de Deus e apenas cumprem o que já lhes foi determinado. São mais um cuidado do Pai para conosco. Que alegria saber-nos protegidos e cuidados também pelos anjos do Senhor.
As comunidades que recebiam o apóstolos Paulo eram solidárias com ele em suas viagens e situações as quais enfrentava. Eram como que a família de Paulo ao longo de seu ministério. Agiam no cuidado para com ele e eram a mão forte de Deus ao longo do tempo. Como anjos na vida de Paulo, estas famílias de cristãos davam sustentação para que o Evangelho de Cristo continuasse se espalhando através de Paulo e de outros apóstolos e pregadores cristãos da época. Nós somos a sustentação, com a ajuda de anjos, para que o Evangelho continue sendo vivenciado e espalhado por todos os cantos da terra. Através de nós, e sob a bênção de Jesus, a palavra é testemunhada onde estivermos. Ou não! Confiemos no Senhor e na ação de seus anjos e continuemos a viver segundo os propósitos de Jesus.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 55046

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O ponto principal do Evangelho, o seu fundamento, é que, antes de tomares Cristo como exemplo, o acolhas e o reconheças como presente que foi dado a ti, pessoalmente, por Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
À casa de Deus não pertence nada mais que a presença de Deus com a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br