Prédicas e Meditações



ID: 2931

Novo ano sob a mão de Deus

Senhas diárias

31/12/2019

O ano termina com uma palavra de exortação aos juízes convocados para julgar as causas do povo de Israel durante o êxodo. Porém, esta palavra também se dirige a nós, igreja de Cristo em 2019. Estes juízes deveriam primar pela justiça, pela verdade, pela imparcialidade e pela honestidade. Deus os exorta a não aceitarem falsas acusações e também não criarem falsos delitos, para que os inocentes não fossem prejudicados e, de maneira alguma, serem condenados à morte. Esta exortação mostra que os juízes tinham este hábito corrupto e parcial para julgar as pessoas. Julgavam conforme o suborno oferecido e conforme lhes dava proveitos próprios. Hoje, a situação se repete, mas não queremos focar nos atuais juízes. Queremos, isso sim, focar no nosso jeito de viver. Avaliar nosso ano de 2019 e projetar amor e verdade para 2020. Não sejamos nós a julgar com falsidade as pessoas. Sejamos verdadeiros e justos no que fizermos neste novo ano.
É o que Paulo diz aos filipenses. Por saber que a boca fala do que está cheio o coração, e as ações se baseiam também nisso, Ele os exorta a mudarem o conteúdo do pensamento, do coração. Sua exortação os anima a preencher a mente com o que é bom, o que merece elogios, o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente. Paulo os anima a tirar do coração e mente o que é mau, opressivo, que prejudica o próximo e a si mesmo. Façamos uma retrospectiva de nossas atitudes de 2019 e deixemos para trás o que foi ruim, mudando para o que é bom no novo ano. O Senhor se alegrará e, com certeza absoluta, viveremos muito melhor com as pessoas que nos cercam. Façamos assim.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 54853

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Mesmo que não sejamos cristãos tão bons como deveríamos ser, e somos ignorantes e fracos tanto na vida como na fé, Deus ainda assim quer defender a sua Palavra, pela simples razão de ser a sua Palavra.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Que o Senhor, nosso Deus, esteja conosco. Que Ele nunca nos deixe nem nos abandone!
1Reis 8.57
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br