SENHAS DIÁRIAS - 27.04.2022
Josué 23.8 – Apeguem-se ao Senhor, seu Deus, como vocês têm feito até o dia de hoje.
2.ª Coríntios 3.5 – Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa capacidade vem de Deus.
Israel havia se estabelecido na terra de Canaã e Josué permanecia como líder do povo. Muitas dificuldades haviam acontecido, até mesmo entre as próprias tribos de Israel. Mas agora havia certa paz para que as tribos de Israel vivessem na nova terra. Josué estava velho e sua liderança precisava ser passada a adiante. Em suas últimas falas ao povo, ele motiva e exorta o povo a permanecer firme na fé e obediência ao Senhor Deus, Javé. Ele lembra que até àquele momento isso havia acontecido e precisa continuar desta forma. Assim, o próprio Senhor permaneceria abençoando e protegendo seu povo nesta nova terra. Apeguem-se ao Senhor, seu Deus, como vocês têm feito até o dia de hoje, isto é, permaneçam nos mandamentos e leis do Senhor, bem como em toda a palavra dada através de Moisés e do próprio Josué. Para nós isso é igual. A mesma exortação se dirige para a tua e a minha vida. Permaneçamos firmes na fé vivida e sigamos sob a mão de nosso Senhor em tudo o que fizermos. A paz e o bem do Senhor ficarão sobre nós sempre e nós seremos fonte desta mesma paz e deste mesmo bem para quem está ao nosso redor. Deus nos capacita e nos proporciona viver desta forma. Não vamos nos omitir em fazer o que podemos e está ao nosso alcance, dado por Deus.
É isso que Paulo diz aos coríntios. Ele exorta a que percebam que receberam capacidades para viver e servir ao Senhor. E como receberam, não podem guardar para si. Pelo contrário, precisam colocar a disposição do próprio Senhor através de suas atitudes e ações. Não é algo que venha deles, coríntios, mas é o Senhor que os presenteia com esta capacidade e dá esta possibilidade de agirem conforme o Senhor Jesus agiu e viveu. Tudo nos é dado pelo Senhor. Tudo deve ser recebido como graça e, da mesma forma, como graça deve ser espalhado ao redor. Nosso instinto é de egoísmo e de cada um cuidar de si mesmo. Em Jesus, Deus nos dá outro instinto. Ele nos capacita para a fraternidade e para o viver segundo sua Palavra e sua vontade. Façamos assim. P. Luiz Carlos