Prédicas e Meditações



ID: 2931

Inveja...

Senhas diárias

31/03/2021

SENHAS DIÁRIAS - 31.03.2021
Provérbios 23.17 – Não tenha inveja dos pecadores. Procure respeitar e obedecer a Deus todos os dias da sua vida.
Lucas 23.34 – Jesus disse: Pai, perdoa esta gente! Eles não sabem o que estão fazendo.
Esse pensamento, ou pergunta, está presente na cabeça de muita gente. Dá até para dizer que na cabeça de todas as pessoas. Talvez alguns se salvem! Por que pessoas más se dão bem na vida? Por que pessoas que se aproveitam das dificuldades alheias conseguem bens e dinheiro? Por que pessoas que fazem o mal ao próximo conseguem se dar bem? Por que pessoas que permanecem fazendo o que é errado, sabendo muito bem disso, conseguem aparentar diante de outras pessoas? Quem sabe você nunca se fez estas perguntas. Pode ser! Mas é quase certo que você já tenha pensado um pouco sobre tudo isso. Por isso o autor de Provérbios exorta a que não se tenha inveja e nem se queira ter as mesmas coisas que um pecador tem. Exorta a que não se deseje viver no mesmo mal. Não tenha inveja dos pecadores, diz o autor. Algo tipo: Ah! Se ele pode, eu também posso, ou deveria poder. O autor de provérbios tem em mente ajudar para que a pessoa viva em paz, sem receios de ser descoberto em alguma falcatrua. Sabemos que quem faz coisas erradas, como se aproveitar da fragilidades de pessoas e famílias, vive muito bem com sua consciência e consegue amortecê-la para viver em paz. O autor de Provérbios quer falar para pessoas que tem caráter e vivência ética segundo os padrões de Deus. Não permita, portanto, que estas perguntas, mudem seu jeito de ser. Permaneça com sua honestidade e seu padrão ético.
Jesus sabe que as pessoas que estão agindo ali não têm a devida consciência sobre sua própria realidade: ser o Filho de Deus. Nem seus discípulos tinham isso bem resolvido. E haviam vivido por três anos com ele. Ele sabe das limitações do ser humano no que diz respeito à vivência com justiça, preconceitos os mais diversos, padrões éticos, ganância, desejos de ter sem olhar para os meios de adquirir. Por isso Ele clama: Pai, perdoa esta gente! Eles não sabem o que estão fazendo. Algo assim como pensar que não importa muito o que Deus vê, mas importa mesmo o que posso ter como vantagem pessoal. Deus não está aqui mesmo. As vantagens estão. Pai, perdoa esta gente, Jesus repete a cada momento. Vivamos segundo os padrões de Deus e mantenhamos um procedimento ético segundo a Palavra de Jesus. Deixemos que os maus vivam com seus bens e posses conforme querem. Só não sejamos cúmplices, participando com eles e usufruindo destes bens. E nem queiramos ter igual. É o Senhor Jesus que nos exorta.

P. Luiz Carlos 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 61829

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10
REDE DE RECURSOS
+
A palavra 'orai' nada mais significa do que 'pedi, clamai, buscai, batei, fazei barulho!' É preciso que assim façamos a cada momento, sem cessar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br