Prédicas e Meditações



ID: 2931

Deus tudo sabe e tudo vê!

Senhas diárias

09/06/2018

Esta palavra de 1.º Crônicas muitas vezes é usada para infligir medo nas pessoas, especialmente nas crianças: Olha! Deus está vendo tudo! É verdade que Deus tudo vê e tudo sabe, e devemos procurar fazer o que é certo. Porém, nunca deveria ser por medo de Deus, mas porque fazer o que é certo traz alegria e paz para a vida da gente. Fazer o bem, fazer o que é certo nos dá a certeza de que sempre estaremos nos caminhos de Deus. Este é o sentido que Davi dá ao falar com Salomão, seu filho, incentivando-o a buscar a Deus, que tudo sabe, pois com Deus a vida é para o bem. Também nós precisamos aprender, a cada dia, que o fato de Deus tudo saber e tudo ver, faz com que Ele conheça nossas dores, nossas dificuldades e sofrimentos. E essa é a intenção de Deus: cuidar de suas filhas e seus filhos. Davi motiva Salomão a expor-se diante de Deus, na certeza de que será amparado e cuidado por Ele.
Jesus surpreende Natanael ao revelar que já conhecia, mesmo antes de se encontrarem. Isso faz com que o futuro discípulo dê o passo em direção ao discipulado. Ele se coloca nas mãos de Jesus e passa a segui-lo e te-lo como seu Mestre e Senhor. Jesus tem a mesma atitude conosco. Ele quer que saibamos que nos conhece, em cada detalhe, e assim está disposto e caminhar conosco e nos guiar pelos caminhos. Ele pode e quer aliviar nossas dificuldades e fortalecer-nos em nossas dúvidas e limitações. Podemos confiar que a presciência e a onisciência de Deus estão colocadas à nossa disposição, para que sejamos cuidados e bem encaminhados ao longo de nossa vida. Podemos confiar. 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 47552

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Se reconhecemos as grandes e preciosas coisas que nos são dadas, logo se difunde, por meio do Espírito, em nossos corações, o amor, pelo qual agimos livres, alegres, onipotentes e vitoriosos sobre todas as tribulações, servos dos próximos e, assim mesmo, senhores de tudo.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Consulta, primeiro, a palavra do Senhor.
2Crônicas 18.4
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br