SENHAS DIÁRIAS - 19.11.2021
Salmo 68.21 – O nosso Deus é o Deus que salva; ele é o Senhor, o Senhor nosso, que nos livra da morte.
1.ª Tessalonicenses 4.14 – Nós cremos que Jesus morreu e ressuscitou; e assim cremos também que, depois que Jesus vier, Deus o levará de volta e, junto com ele, levará os que morreram crendo nele.
A compreensão da ação de Deus, Javé, o Senhor, em favor do seu povo se fortaleceu através dos séculos. Esta compreensão estava relacionada, primeiramente, com o cuidado diante dos perigos da vida. Deus livrava das dificuldades que se acometiam sobre as pessoas e preservava suas vidas. Depois esta compreensão se estendeu para o plano espiritual ou pós morte com a visão de que haveria um novo tempo para os que estariam vivos e a ressurreição para os que já tivessem morrido. O salmista louva a Deus pela sua presença e cuidado com os seus. Ele anuncia a ação do Senhor preservando seu povo. Ele convida para que sua comunidade se alegre no Senhor e firme sua confiança e sua esperança em Deus. O Senhor é o Salvador de todas as horas e situações e que prepara um novo tempo de bênçãos sem fim. Da mesma forma nós podemos confiar no Senhor.
Paulo, dentro de sua compreensão de salvação através de Jesus, anuncia que Deus criará este novo tempo e haverá um arrebatamento para o qual os vivos serão elevados com o Senhor e depois os mortos serão ressuscitados para o mesmo fim abençoado. Não sabemos como isso acontecerá. Não sabemos se esta figura é uma metáfora ou uma realidade que virá. A Bíblia é cheia de metáforas e parábolas que nos ensinam sobre o Reino de Deus e têm o objetivo de firmar nossa confiança no Deus Salvador, Cristo Jesus. Não é importante saber tempos, épocas e jeitos desta figura acontecer. O próprio Jesus já exortou seus discípulos. O importante é permanecermos firmes na confiança de que o senhor trará novos céus e nova terra, fazendo o que sua Palavra nos exorta a como viver neste tempo de espera. Jesus morreu e ressuscitou e voltará para o novo tempo. Isso é o fundamental. E se cremos assim, vamos caminhar nesta direção já fazendo hoje o que esperamos para depois. Sigamos o Senhor Jesus onde formos e no que fizermos. Ele nos tomará para si e nos dará o Reino de Deus. P. Luiz Carlos