SENHAS DIÁRIAS - 28.11.2021
Salmo 119.76 – Peço que o teu amor me console, como prometeste a mim, este teu servo!
Lucas 2.25 – Em Jerusalém morava um homem chamado Simeão. Ele era bom e piedoso e esperava a salvação do povo de Israel.
O Espírito Santo estava com ele.
O salmista expressa sua confiança na ação e presença de Deus em sua vida. Também lembra Deus das promessas feitas. Ele clama para que o Senhor cuide de sua vida e o acompanhe em momentos de dificuldades pelos quais deve estar passando. Algum problema ou dor está na vida do salmista e ele se dirige ao Senhor em busca de ajuda. Sua esperança e confiança estão firmadas em Deus. Ele sabe que o Senhor mantém sua palavra e suas promessas e busca no Senhor este cuidado. Ele também apresenta diante de Deus seu jeito bom de viver. Pede que Deus considere sua fidelidade e o atenda em seu clamor. Muitas vezes nós já usamos deste mesmo jeito de clamar ao Senhor. Pedimos que Ele, em seu amor incomparável, atenda nosso clamor em alguma situação. Firmamos nosso propósito na certeza deste amor de Deus mostrado plenamente em Cristo Jesus, seu Filho amado. Por causa de Cristo é que nós confiamos no Senhor Deus.
Simeão canta seu louvor ao Senhor porque viu o Salvador, o menino Jesus. Ele tem sua percepção firmada pelo Espírito Santo de Deus e sente que sua vida chegou no momento máximo: Ele está vendo a concretização da Salvação e do amor de Deus pela humanidade. O Espírito revela esta realidade para ele. Isso é tudo o que ele esperava. Ele chega a dizer que o Senhor pode tomar sua vida, pois o mais importante aconteceu. Sua confiança no Senhor também foi premiada. Da mesma forma, nossa confiança em Deus é premiada na fé em Jesus, o Salvador. Podemos confiar e clamar ao Senhor em nossas aflições e termos a certeza de que Ele ouve nosso clamor e nos atende com o que de melhor existe: seu amor e seu cuidado. Mesmo que não sejamos bons e piedosos, como Simeão, o Senhor já nos mostrou a sua Salvação. Estamos no 1.º domingo do Advento e vemos neste período a celebração deste amor imenso do Senhor. Jesus vem para trazer vida plena e eterna para a humanidade. Esta é a prova maior do amor do Senhor por nós. Ele nos ama. Louvado seja. P. Luiz Carlos