SENHAS DIÁRIAS - 17.11.2021
Isaías 50.10 – Se o caminho em que andam é escuro, sem nenhum raio de luz, confiem no Senhor, ponham a sua esperança no seu Deus.
2.ª Pedro 1.19 – Assim temos mais confiança ainda na mensagem anunciada pelos profetas. Vocês fazem bem em prestar atenção nessa mensagem. Pois ela é como uma luz que brilha em lugar escuro, até que o dia amanheça e a luz da estrela da manhã brilhe no coração de vocês.
A escuridão é usada como sinal ou comparação para as dificuldades que se encontra durante a vida, na Bíblia. Isaías fala ao povo deportado que se a situação está escura, sem poder ver o que ainda vem pela frente, deve colocar sua confiança em Deus que é a luz e vai clarear os caminhos do seu povo. Isto é, Ele vai conduzir em meio às dificuldades e dores. A esperança do povo deve estar firmada em quem pode mudar a situação e trazer paz e bem. Ele é a luz que brilha nas horas mais escuras. Isso vale para nós hoje. Não são poucas as vezes em que nos sentimos na escuridão e queremos enxergar uma luz. Nossas dores e dificuldades nos fazem enxergar nada.
Pedro exorta sua comunidade, e nós também, para o fato de que, na fé em Jesus, a luz de Deus está presente em nós, entre nós e naquilo que espalhamos ao nosso redor. A mensagem de Jesus, que já foi anunciada pelos profetas, é que indica a luz a ser seguida. Ele próprio, o Cristo de Deus. Sua luz está sobre o mundo e brilha sobre nós. Ela deve brilhar a partir de nós também. As Escrituras sagradas são o porta voz da luz e fazem com que o dia amanheça, com toda a sua claridade, no nosso coração e nas nossas atitudes. A luz de Deus, Jesus, testemunhado na Bíblia, é a luz do mundo. Nele não há trevas e nem escuridão. Seguindo sua palavra, e colocando nele a fé, haveremos de enxergar mesmo em meio a mais difícil escuridão que possa se abater sobre nossa vida. Confiemos no Senhor Jesus. Ele é por nós e Ele é a luz que a tudo clareia. P. Luiz Carlos