Prédicas e Meditações



ID: 2931

Aflitos e necessitados

Senhas diárias

25/07/2021

SENHAS DIÁRIAS - 25.07.2021
Salmo 82.3 – Sejam justos com os aflitos e os necessitados.
1.ª João 3.18 – Nosso amor não deve ser somente de palavras e de conversa. Deve ser um amor verdadeiro, que se mostra por meio de ações.
Pobres, necessitados, aflitos e carentes fazem parte das sociedades humanas. Em algumas menos e em outras mais. Especialmente no chamado 3.º mundo ou nações em desenvolvimento, estas pessoas são milhões. Quem sabe até bilhões. Pensando no Brasil, há muitas pessoas necessitando de ajuda. Isso nos lembra a caminhada e vivência do povo de Israel. A preocupação com os carentes, famintos e aflitos sempre foi uma constante. Os mandamentos e as leis de Javé, o Senhor, sempre apontaram para uma postura de solidariedade e cuidado com que está em dificuldades. Tanto na questão econômica, como na questão espiritual e ou psicológica. A preocupação com a fé em Javé sempre fez os profetas anunciarem uma postura de fidelidade ao Senhor. Mas também a preocupação com a condição econômica das pessoas foi alvo constante e permanente dos profetas. O salmista sabe disso e canta esta necessidade de cuidar dos aflitos e necessitados. É preciso falar da fé e da salvação para as pessoas e cuidar para que tenham o que comer, onde morar, o que vestir e como se manter com dignidade. O salmista recomenda agir com justiça, isto é, perceber o quanto havia de injustiças na vivência e na sociedade de Israel.
Já o apóstolo João vai mais longe quando fala em amor. O amor vem de Deus ele diz. E esse amor deve se transformar em gestos concretos de solidariedade em relação à partilha da palavra de Jesus e da fé nele, bem como da partilha do pão e de suprir necessidades básicas das pessoas. Nosso amor não deve ser somente de palavras e de conversa. Deve ser um amor verdadeiro, que se mostra por meio de ações. Isso significa que precisamos mostrar que o amor de Deus está em nós através de atitudes e ações de cuidado com os carentes e necessitados. A Bíblia bate nesta tecla com insistência porque sabe que os aflitos e necessitados estão em nosso meio desde tempos idos. Amemos de palavras e de ações. Isso mostra que Jesus é o nosso Senhor. Falemos de Cristo para as pessoas e cuidemos dos que estão necessitados. Em cada situação saberemos muito bem qual a ênfase a ser dada. Deus, pela ação do seu Espírito, nos dará o equilíbrio necessário. P. Luiz Carlos


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 63777

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A oração precisa ter o coração todo para si, por inteiro e exclusivamente, para que seja uma boa oração.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Se cada um servisse a seu próximo, o mundo inteiro estaria repleto de culto a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br