Prédicas e Meditações



ID: 2931

Aceitar aos outros

Senhas diárias

20/09/2020

SENHAS DIÁRIAS - 20.09.2020
Essa história é antiga! Esse lero-lero já é bem manjado! Quem ainda não ouviu falar de respeitar pai e mãe e aceitar os outros como Cristo nos aceitou e agiu por nós? No mundo dito cristão não há espaço para se dizer que não se sabia disso. O povo de Israel tinha como marca, por ser povo de Javé, cuidar das pessoas do próprio povo, especialmente órfãos e viúvas, os pobres, e cuidar dos estrangeiros, dos que vinham de outros povos para estar em meio a Israel. Um dos mandamentos mais importantes era honrar pai e mãe. E também não prejudicar as outras pessoas. Era incentivado ajudar os que estavam com dificuldades. Havia toda uma rede de leis e mandamentos para proteger os carentes e necessitados. Isso sempre acompanhou o povo de israel e perpetuou-se para dentro da igreja cristã.
Jesus acentuou este procedimento ao afirmar que todos os mandamentos e a vivência diária se resumiam a amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. O apóstolo Paulo manteve este procedimento e este ensino. É o que afirma aos romanos: aceitem uns aos outros para a glória de Deus, assim como Cristo aceitou vocês. Nosso parâmetro de procedimento é Cristo Jesus, sua ação por nós e seu ensino sobre vivência fraterna. Nesse ensino está fundamentado a ação em favor do próximo como a si mesmo. Neste sentido, cai por terra qualquer procedimento que queira fundamentar todo e qualquer tipo de preconceito. Ao mesmo tempo, somos desautorizados a achar razões para desprezar outras pessoas. Paulo nos diz que proceder segundo Jesus procedeu faz com que a glória a Deus seja evidenciada. Começando pela família, pai, mãe, filhos, filhas, irmãs e irmãos, precisamos nos esforçar para aceitar a cada pessoa que convive conosco. Isso é procedimento imprescindível para usar o nome de cristão. Façamos assim. O Senhor nos ensinou! 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 58960

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A ingratidão é um vento rude que seca os poços da bondade.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Toda a vida dos crentes não é outra coisa senão louvor e gratidão a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br