Prédicas e Meditações



ID: 2931

A honestidade protege os bons

Senhas diárias

10/01/2020

O livro de Provérbios tem inúmeros conselhos e exortações para a nossa vivência diária. Quem compilou este livro usou de muita sabedoria e, certamente, foi inspirado pelo Espírito. A honestidade, de fato, protege os bons. Quem é honesto tem menos possibilidades de ter complicações em sua vida e o fato de agir com bondade lhe garante paz e tranquilidade. A pessoa honesta não dá margem para ser pega em alguma falcatrua e nem para ser encontrada fazendo algo que prejudique pessoas de bem. A pessoa honesta não precisa temer e pode dormir sossegada. A pessoa honesta não precisa comprar ou emprestar para outras pessoas para que fiquem quietas a respeito de algo errado que fez e que precise esconder. A pessoa honesta pode viver sem sobressaltos pois está limpa diante dos outros. Por isso a honestidade protege os bons.
Paulo, por seu lado, nos diz que o amor de Deus por nós é tudo e nada pode tirar este amor de nós. Não há poder que possa mudar isso. Deus é por nós e ninguém e nada pode ser contra e conseguir algo de positivo nisso. Deus é tudo em nós e para nós. Isso deveria fazer com que fôssemos o mais honestos possível naquilo que fazemos, falamos e até pensamos. Deveríamos agir com o bem e com o que ajuda nosso próximo em resposta a este amor de Deus. Isso faria com que fôssemos instrumentos do bem nas mãos de Deus e também nos faria viver em paz e tranquilidade, com uma consciência sossegada em relação à qualquer pessoa ou situação. Assim, a honestidade faz parte da resposta ao amor de Deus por nós, que está em Cristo Jesus. Sejamos honestos em tudo. Isso traz paz.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 54889

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Eu também sou parte e membro dessa congregação, coparticipante e codesfrutante de todos os bens que possui. Pelo Espírito, a ela fui levado e incorporado, pelo fato de haver ouvido e ainda ouvir a Palavra de Deus, que é o princípio para nela se entrar.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A graça só tem um recipiente - o nosso coração.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br