"O amor de Deus nos conecta!" - João 15.5-12

Estudo Bíblico

26/07/2012

Estudo Bíblico CONGRENAJE 2012

“O amor de Deus nos conecta!” – João 15.5-12

1. Oração inicial

2. Leitura do Texto Bíblico – João 15.5-12

3. Dinâmica dos Círculos Concêntricos

Propósito – compartilhar e aprender com as demais pessoas as possibilidades de reflexão que estão contidas no Texto Bíblico. Por meio de uma série de diálogos breves sobre um conjunto de questões elaboradas a partir do texto e do tema do CONGRENAJE.

Materiais necessários – Bíblias e cadeiras.

Sequencia – O grupo de pessoas participantes é divido em dois (pode se usar a seguinte estratégia para a divisão: nomear “polpa” e “casca”). O próximo passo é dispor as cadeiras em dois círculos, um interno e outro externo, de modo que as pessoas fiquem sentadas frente a frente. Quem for nomeado de “casca” senta no círculo externo e quem for “polpa” no interno.

Explicar os procedimentos: será dada uma questão que será dialogada, começando pelas “cascas”, estas falam para as “polpas” durante um 1 minuto sobre a questão. Quando terminar o tempo as “polpas” falam, para as “cascas”, durante um minuto sobre a mesma questão. Após isso as “cascas” levantam e vão para a cadeira a sua direita, formando assim novas duplas. É lançada nova questão e desta vez quem começa falando são as “polpas”. Depois que “polpas” e “cascas” falaram, as “polpas” levantam e vão para a cadeira a sua direita, formando novas duplas. Repetir estes ciclos até que todas as questões tenham sido dialogadas.

Questões

1 – Eu sou um ramo da videira, então quem sou? – apresentar-se para a pessoa que está a sua frente;

2 – Jesus Cristo disse: “Quem está unido comigo e eu com ele...” Como você compreende que se dá (que acontece) esta união?

3 – O que você entende por “não ficar unido comigo”? O que isso significa?

4 – Quais são os frutos que são produzidos por permanecermos unidos com Jesus Cristo?

5 – No texto lemos: “Assim como meu Pai me ama, eu amo vocês, portanto, continuem unidos comigo por meio do meu amor por vocês”. Como você percebe, reconhece o amor de Jesus Cristo por você?

6 – No versículo 12 Jesus Cristo diz: “O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês.” Como, de maneira bem concreta, você cumpre este mandamento?

Compartilhar – após todas as questões serem dialogadas, formar um círculo apenas e possibilitar que o grupo compartilhe um pouco sobre o que foi vivenciado.

4. Oração final (de mãos dadas)

5. Bênção

- Deus te abençoe (mão direita na cabeça da pessoa ao lado direito) – Deus te proteja (mão no ombro) – Deus te dê a paz, Deus te dê a paz (meio abraço para o lado direito), depois repete tudo para o lado esquerdo.

Proposta de Estudo Bíblico elaborada pelo P. Marcos Aurélio de Oliveira.
 


Autor(a): Marcos Aurélio de Oliveira
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Jovens / Organismo: Juventude Evangélica - JE
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 15 / Versículo Inicial: 5 / Versículo Final: 12
Natureza do Texto: Educação
Perfil do Texto: Estudo Bíblico
ID: 16779
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
A intenção real de Deus é, portanto, que não permitamos venha qualquer pessoa sofrer dano e que, ao contrário, demonstremos todo o bem e o amor.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br