Estudo Bíblico CONGRENAJE 2012
“A parábola do Bom Samaritano” – Lucas 10.25-37
1. Oração inicial
2. Leitura do Texto Bíblico – Lucas 10.25-37
3. Dinâmica dos Círculos Concêntricos
Propósito – compartilhar e aprender com as demais pessoas as possibilidades de reflexão que estão contidas no Texto Bíblico. Por meio de uma série de diálogos breves sobre um conjunto de questões elaboradas a partir do texto e do tema do CONGRENAJE.
Materiais necessários – Bíblias, cadeiras, fita de TNT e caneta para cada pessoa.
Sequencia – O grupo de pessoas participantes é divido em dois (pode se usar a seguinte estratégia para a divisão: nomear “polpa” e “casca”). O próximo passo é dispor as cadeiras em dois círculos, um interno e outro externo, de modo que as pessoas fiquem sentadas frente a frente. Quem for nomeado de “casca” senta no círculo externo e quem for “polpa” no interno.
Explicar os procedimentos: será dada uma questão que será dialogada, começando pelas “cascas”, estas falam para as “polpas” durante um 1 minuto sobre a questão. Quando terminar o tempo as “polpas” falam, para as “cascas”, durante um minuto sobre a mesma questão. Após isso as “cascas” levantam e vão para a cadeira a sua direita, formando assim novas duplas. É lançada nova questão e desta vez quem começa falando são as “polpas”. Depois que “polpas” e “cascas” falaram, as “polpas” levantam e vão para a cadeira a sua direita, formando novas duplas. Repetir estes ciclos até que todas as questões tenham sido dialogadas.
Questões
1. A história bíblica conta que um homem foi assaltado, ferido e deixado na estrada quase morto e que um homem samaritano o encontrou. O que o samaritano fez?
2. Você concorda com a ação do homem samaritano?
3. Como você pensa que o homem que foi assaltado se sentiu? Você já se sentiu assim alguma vez? Como foi?
4. De que forma o homem samaritano está conectado com Deus?
5. De que forma podemos agir como jovens Conectad@s com Deus e protagonistas em nossa sociedade?
4. Compartilhar
Cada jovem receberá uma fita de TNT onde irá escrever uma palavra que expresse a última pergunta da reflexão: - De que forma podemos agir como jovens Conectad@s com Deus e protagonistas em nossa sociedade?
Após isso ser escrito, o grupo é desafiado a formar uma rede de fitas que será conectad@ com as dos demais grupos e levada para o altar.
5. Oração final (de mãos dadas)
6. Bênção
- Deus te abençoe (mão direita na cabeça da pessoa ao lado direito), depois repete tudo para o lado esquerdo.
Proposta de Estudo Bíblico elaborada pela Catequista Juliana Ruaro Zachow