A perda é uma das mais difíceis lições da vida, especialmente quando se trata da dor pela perda de um ente querido.
Este assunto complexo PERDAS E LUTO foi abordado no IV Módulo do Curso Vida no Limiar da Morte, realizado nos dias 12 e 13 de agosto em Florianópolis, Sínodo Centro Sul-Catarinense.
A análise dos tópicos 1.Fases do luto, 2.Como trabalhar o próprio luto, 3.Luto por amputação e 4. Diaconia e pessoas enlutadas, motivou muita reflexão e aprendizado.
Apesar da dificuldade do tema a Pastora Vera Maria Immich conseguiu conduzi-lo de maneira bastante didática e informal, sempre fundamentada na sua vivência hospitalar e no acompanhamento de pessoas enlutadas.
Assim como não há perda sem crescimento também é fundamental que a pessoa que sofre possa contar na hora da sua dor, com o amor e a solidariedade dos familiares, amigos e da sua comunidade.
Aprendemos que nossa atitude para com enlutado deve ser a de acolher, ouvir, consolar com misericórdia e respeito em todas as etapas do processo do luto.
A certeza de que Cristo sempre “estará conosco até o fim dos tempos” Mt 28.20 torna mais leve a missão de ajudar nosso o irmão a superar a sua dor ou o nosso próprio luto.
Rosvita Maria Sternadt
Florianópolis -SC