Quando o nascimento de Jesus foi anunciado aos pastores que estavam no campo trabalhando, eles prontamente ouviram o convite e foram conhecer o Salvador, que acabara de nascer na estrebaria. Esse convite foi precedido de uma luz, segundo o texto bíblico a luz gloriosa do Senhor brilhou sobre os pastores.
O curioso é que foi sobre os trabalhadores simples, considerados, na época, ignorantes, sujos e indisciplinados, que a luz divina brilhou, ou seja, são as pessoas simples, que têm ouvidos para ouvir, que não se prendem às coisas do mundo como desculpa, que estão prontas para atender o chamado e dar testemunho, que percebem e reconhecem a luz divina sobre as suas vidas e são imensamente gratas por isto.
A luz que veio sobre os pastores naquela noite especial é a mesma que brilha sobre a sua vida. É a mesma que quer iluminar o seu caminho e conduzir você para uma vida de alegria plena, de comprometimento com o bem, de vivência comunitária e de dedicação e amor às pessoas e a toda a criação de Deus.
Para que isso aconteça, é preciso ter confiança total em Deus e fortalecer, a cada amanhecer, a fé em Jesus Cristo. É preciso se alegrar com as coisas simples do dia-a-dia que nos preenchem o coração e nos dão sabedoria de vida. É preciso buscar enriquecer os nossos relacionamentos familiares e sociais. Isso é Advento. Isso é refletir a luz gloriosa do Senhor pelo mundo afora. Isso é compartilhar a alegria do Advento e do Natal!
Para refletir, leia Lucas 2.8-9a
Pastora Dione Carla Baldus
(Fonte: Jornal Evangélico Luterano, dezembro, 2008)