Esta é uma questão que carece de um diálogo no âmbito da Igreja de Confissão Luterana.
Sim, isto mesmo: O que entendemos como “Arte Sacra no contexto Luterano”? Principalmente se buscamos entender as palavras de Lutero, ao ir contra Karlstadt nas questões relativas a Imagens, o Sábado, enfim as questões relativas às leis mosaicas... quando diz:
“Ah, que aprouvesse a Deus que eu pudesse convencer os senhores e os ricos a pintar no interior e no exterior das casas a Bíblia inteira! Isto seria uma Obra cristã... As imagens são uma pregação para os olhos” ({ WA 18, 83} in Marc Lienhard, pág.128).
Não podemos interpretar “literalmente” esta frase, mas buscar em seu conteúdo, em suas “entrelinhas”, a preocupação de Lutero quanto ao extremo fundamentalismo de Karlstadt, e também resgatar a mensagem Divina nas leis mosaicas que dizem: Ex 20, 4
“Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra”.
Diante destas duas colocações básicas, como interpretar “a Arte Sacra no contexto Luterano”?
Proponho assim um diálogo franco e aberto, isento de “tradicionalismos”, de “pré-conceitos” não revisados, de “preconceitos fundamentalistas”, para ir de encontro ao que se entende como Arte Sacra em favor da Missão e Veiculação da única Palavra de Deus, através da comunicação visual (Artes Plásticas); comunicação auditiva (Música) e comunicação corporal (expressões corporais: Teatro, dança Litúrgica).
Qual a diferença entre “Arte Sacra” e “Arte Religiosa”?
Não se pretende remeter este diálogo na direção da “Veneração”
Arte sacra no contexto cristão
- Introdução ao tema
- Quarta reflexão - Arte sacra na expressão corporal
- Quinta reflexão - Um exemplo de mensagem através da arte
- Sexta reflexão - A Arte a serviço de quem ou de que?
- Sétima reflexão - Profano ou santo?
- Oitava reflexão - Música, história e adoração
- Nona reflexão - A Ceia do Senhor (Prédica)
Conforme citado Ex 20.4, mas tão somente entender a Arte como uma expressão de Louvor ao único Deus o Pai, que nos agracia com muitos dons para divulgar Sua majestosa Divindade, através de uma linguagem não verbal que a faz universalmente compreendida em qualquer idioma.
Saúdo todas e todos com fraternos votos luteranos
Paz em Cristo,
Berner
Julho de 2004