Eventos grandiosos vão sendo retomados na Igreja. Assim, em 31 de outubro, um grande Concerto da Orquestra Prelúdio aconteceu na Igreja da Paz, em Joinville. Desde dezembro de 2019, a Orquestra não realizava apresentações. A retomada foi emocionante.
Esse Concerto marcou mais um momento da celebração dos 170 Anos da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Joinville - CEJ. Ao mesmo tempo, foi destacado os 504 Anos da Reforma Luterana. Dentro das regras sanitárias permitidas, o templo estava lotado.
O Pastor local, Cléo Moacir Martin, apontou para o legado de Martim Lutero em diferentes áreas da sociedade. O Presidente da CEJ, Sr. Alvaro Kieper Filho, agradeceu a oportunidade da noite de música e alegria. Pela Comissão Organizadora pelos 170 Anos da CEJ, o Pastor Marcos Antônio da Silva destacou o momento de transição para a pós-pandemia, que possibilita celebrações mais amplas.
Já o Pastor Sinodal Claudir Burmann realçou os pilares da Reforma Luterana: somente pela graça, pela fé, pelas Escrituras e por Cristo. “São 170 anos que, dessa forma, em Joinville, o Evangelho é anunciado. A partir disso, muitas pessoas aqui tiveram suas vidas transformadas e a sociedade joinvillense sabe do impacto dessa proclamação”.
Sob a regência do Maestro Rafael Daniel Huch, a Orquestra Prelúdio apresentou músicas de Johann Sebastian Bach, Georg Friedrich Haendel, Martim Lutero e outras relacionadas. O Maestro Rafael expressou sua emoção e gratidão pela retomada dos Concertos, dizendo “soli Deo gloria”.
A Comunidade Evangélica de Joinville é uma União Paroquial, que reúne onze Paróquias. Ao total, são dezesseis Paróquias somente em Joinville, em que congregam de 25 a 30 mil membros.
O Concerto pode ser visto no vídeo abaixo