Um culto especial, organizado pelas oito paróquias da Comunidade Evangélica de Blumenau (CEB) (Centro, Garcia, Progresso, Itoupava Seca, Fortaleza, Velha, Velha Central e Gaspar), lembrou os 497 anos da Reforma Protestante. A celebração aconteceu no dia 31 de outubro, às 19h30, na Igreja Martin Luther, Paróquia Blumenau-Itoupava Seca. A liturgia foi dirigida pelos pastores Sigfrid Baade e Renato Creutzberg e pela catequista Ms. Sara Regina Hoppen. A pregação foi conduzida pelo pastor Dr. Carlos Dreher, professor na Faculdades EST, em São Leopoldo/RS.
“Lutero já dizia que salvação não se vende. O justo viverá por fé. A pessoa que é justificada por Deus não precisa comprar papel nenhum, não precisa pagar nada, porque ela é salva. Porque crê que Jesus Cristo morreu pelos nossos pecados. Foi pela crucificação que Jesus conquistou o perdão dos nossos pecados. Desse Evangelho eu não quero me envergonhar. A partir disto, Lutero começou a escrever à mão em um papel as 95 teses e pregou na porta da igreja do Castelo de Wittemberg”.
Dreher disse ainda que ser luterano é ser uma pessoa liberta, mas que sabe que Deus sempre oferece uma nova chance para os pecadores. “Ser luterano é saber que pra todo pecador existe a salvação. É não deixar de olhar para o marginalizado, para as pessoas que não são do nosso grupo. Precisamos lutar pelos outros. Que Deus nos ajude a procurar a paz das nossas cidades como bons herdeiros da Reforma, sem ter vergonha do Evangelho, testemunhando sempre que o justo viverá por fé”.
O louvor foi o carro-chefe da programação com um grande coro, regido pela musicista Elisiana Klabunde e uma orquestra comandada pela musicista Cristiane Holetz Weingärtner. Após a celebração, aconteceu uma grande confraternização no espaço de eventos da Paróquia. No ato, estiveram presentes o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes; o deputado estadual Jean Kuhlmann e vereadores do município.