Celebração


ID: 2651

Jesus Cristo vem, graças a Deus! - Culto 20/12/2020 Paróquia Bom Samaritano Ipanema Rio Janeiro

Culto híbrido on-line e presencial - liturgia

19/12/2020


Acolhida
É uma grande alegria poder celebrar a promessa da vinda do nosso Salvador. Gostaria de saudá-los com as palavras sagradas contidas em Gálatas 4.4-5 que nos dizem: “Mas quando chegou o tempo certo, Deus enviou seu próprio filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da lei, para libertar os que estavam debaixo da lei, a fim de que nós pudéssemos nos tornar filhos de Deus”.

Hoje, teremos participação especial do Coral Bom Samaritano e do Grupo de Flautas, assim como também de músicos convidados. Agradecemos a todas essas pessoas que gravaram a sua participação em vídeo.

Prelúdio - Veni, Veni Emmanuel

Invocação
Não celebramos culto em nosso nome, ou em nome de qualquer pessoa ou organização, mas estamos reunidos em nome do Trino Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. E na presença desse Trino Deus queremos nos colocar, com o pedido de que ele volte seu rosto a nós, para que assim possamos celebrar o seu amor e o seu poder. Amém

Rito de acender a 4ª vela da Coroa de Advento
Oremos: Bendito és tu, ó Senhor, nosso Deus, governante do universo.
Com teu Filho, Emanuel, tu nos tens mostrado tua luz, salvando-nos do poder do pecado.
Abençoa-nos com a luz, essa luz que ilumina assim como as velas acessas da coroa de Advento.
Aumenta o nosso desejo de tua presença, que, na celebração do nascimento de teu Filho, seu Espírito possa habitar de novo em nosso meio, pois ele é nossa luz e nossa salvação. Bendito sejas Deus para sempre. Amém.

Leitura de Lucas 1.46-55
Neste domingo quero lembrar o cântico de Maria, o Magnificat:
“A minha alma engrandece ao Senhor,
e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador,
porque ele atentou para a humildade da sua serva.
Pois, desde agora, todas as gerações
me considerarão bem-aventurada,
porque o Poderoso me fez grandes coisas.
Santo é o seu nome.
A sua misericórdia vai de geração em geração
sobre os que o temem.
Agiu com o seu braço valorosamente;
dispersou os que, no coração, alimentavam pensamentos soberbos.
Derrubou dos seus tronos os poderosos
e exaltou os humildes.
Encheu de bens os famintos
e despediu vazios os ricos.
Amparou Israel, seu servo,
a fim de lembrar-se da sua misericórdia
a favor de Abraão e de sua descendência, para sempre,
como havia prometido aos nossos pais.”

Oração do dia
Senhor, derrama sobre nós a tua graça, pois pelo anúncio do anjo temos conhecido a encarnação do teu Filho, faz com que cheguemos pela sua paixão e cruz à glória da ressurreição. Amém.

Hino - Ó vinde, fiéis (Adeste Fideles) LCI 381
1. Ó vinde, fiéis, vinde alegres, triunfantes,
ó vinde conosco, vinde a Belém!
Vede a criança, vede o Deus menino!
Ó vinde e adoremos, ó vinde e adoremos,
ó vinde e adoremos o nosso Rei!

2. Cantemos, felizes, todos ao menino
nascido em pobreza, em nosso bem!
Vinde apressados, vinde à manjedoura!
Ó vinde e adoremos, ó vinde e adoremos,
ó vinde e adoremos o nosso Rei!

4. Cantemos louvores, juntos adoremos
a Cristo Jesus, nosso Salvador!
Glória a Deus nos céus e paz na terra!
Ó vinde e adoremos, ó vinde e adoremos,
ó vinde e adoremos o nosso Rei!

Leitura bíblica - Romanos 16.25-27
Ora, ao Deus que é poderoso para confirmar vocês segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio desde os tempos eternos, e que, agora, tornou-se manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência da fé, entre todas as nações, a este Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, para sempre. Amém!

Pregação
Limos o finalzinho da carta do Apóstolo Paulo aos romanos. Depois de escrever um tratado teológico, Paulo encerra o seu texto com uma doxologia, com a lembrança das coisas que Deus fez e com louvor. Bem que poderia ter usado frases de efeito para que os irmãos e irmãs da fé em Roma se sentissem tocados. Mas não, o Apostolo termina não se elogiando ou elogiando as pessoas que irão receber a carta. Paulo termina lembrando a nós todos a quem devemos ter como mais importante, a quem devem ser dados os elogios, as palavras bonitas: Deus!
Assim também, deveria ser neste tempo de Advento e Natal. Mesmo em 2020 com a pandemia ao nosso redor, estamos numa época especial e única. Pois, o Natal não pode ser somente lembrar ou conhecer a história do nascimento do filho de Maria, mas é fé na encarnação do Salvador. E nisso precisamos focar.
Deus prometeu e aconteceu. Em muitos momentos na relação entre Deus e o seu povo existiram promessas. Por um lado, alertas que advertiam que não se deveria de seguir por aquele caminho, eram promessas de advertência. Podemos lembrar, por exemplo, do exílio em Babilônia. Antes o povo e principalmente os dirigentes políticos e religiosos foram advertidos. Mesmo assim, não escutaram e veio o resultado, a Palestina invadida e houve deportação.
Mas, graças a Deus também existiram outro tipo de promessas. Diante de situação ruins, Deus indica a possibilidade de um novo recomeço. Dias melhores virão! O povo de Deus escutou isso lá no Egito e conseguiram chegar à Terra Prometida. Dias melhores virão! Ecoou entre o povo de Deus que estava no exílio e Deus usou Nabucodonosor para deixar as pessoas voltarem. Dias melhores virão! E em meio a condições muito precárias, nasceu um pequeno bebê que traria a salvação ao mundo. Dias melhores virão! Essa era a esperança depois da Sexta-feira da Paixão e em verdade no Domingo da Ressurreição se iniciaram dias melhores para toda a humanidade. Dias melhores virão! E as comunidades perseguidas no Império Romano por acreditarem no Messias crucificado conseguiram sobreviver. Dias melhores virão! Mesmo depois das terríveis imagens do Apocalipse, Deus habitará com o seu povo na cidade celestial.
Ouça! Hoje é a oportunidade de ouvir a história da salvação, quando Deus enviou seu Filho para a humanidade! Vem chegando o Natal, mas com ele tanta correria (mesmo neste ano tão diferente, as pessoas não pararam). Olhemos para o mais importante: Deus vem até nós e age! Glórias ao Deus que nos socorre em meio aos nossos problemas. Glórias ao único Deus, tão único que procura que nos unamos a ele em serviço de amor neste mundo. Glórias a Deus que é Trindade, comunhão, que chama a cada um, cada uma de nós a vivermos em mutirão. Faltam poucos dias para o Natal, não nos esqueçamos do principal! Vivamos em 2020 um Natal extraordinário, um que nos lembre que em meio às situações mais precárias Deus se fez presente. A manifestação de Deus neste mundo é real. O Deus misterioso se deu a conhecer, foi revelado a seus filhos e as suas filhas. Isso é Natal!
Uma e outra vez, podemos ver como Deus promete e cumpre a sua promessa. Deus não espalha fake news, Deus é Deus de verdades. Nisso podemos acreditar. Em meio a tanto barulho, podemos escutar as promessas de Deus. Não precisamos ficar angustiados eternamente, podemos ter fé em que dias melhores virão. Neste Natal, Jesus vêm, graças a Deus!
 

Hino - Jubiloso, Venturoso LCI 383
1. Jubiloso, venturoso tempo santo de Natal!
Mundo perdido: Cristo é nascido!
Rejubila, cristandade, no Senhor!

2. Jubiloso, venturoso tempo santo de Natal!
Cristo bendito salva o aflito!
Rejubila, cristandade, no Senhor!

3. Jubiloso, venturoso tempo santo de Natal!
Coros divinos cantam seus hinos!
Rejubila, cristandade, no Senhor!

Credo Apostólico
Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu Filho unigênito, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao mundo dos mortos, ressuscitou no terceiro dia, subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus, Pai todo-poderoso, de onde virá para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja cristã, a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém.

Oração Geral da Igreja e Pai-Nosso
Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

Bênção
Que Deus te abençoe e te proteja;
Que Deus guarde teu caminhar;
que o Senhor te olhe com amor e mostre sua bondade;
que esteja ao teu lado sempre, de noite e de dia;
que te olhe com amor e te conceda a paz para viver a vida em verdadeira plenitude e liberdade.
Assim te abençoe Deus Pai, e Filho e Espírito Santo. Amém.

Envio
Vivamos em paz na certeza de que Deus sempre cumpre as suas promessas e por isso, sabemos que nos acompanha em nosso caminhar.

Avisos
• Oferta de hoje são destinadas pelo Sínodo Sudeste ao apoio à comunicação no Sínodo;
• Culto de Véspera de Natal, 24 às 19h;
• Domingo será culto somente on-line, não temos tempo hábil para deixar o templo na quarentena requerida;
• Em janeiro teremos novamente cultos presenciais;
• Músicas gravadas com a participação de Lélia Brazil, flauta; Lena Verani, clarinete; Eder Targino, órgão, Clay Protasio, contrabaixo; Matheus Wollf, violino, Coral Bom Samaritano e Grupo de Flautas

Poslúdio - Still a Bach Christmas


Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Bom Samaritano (Ipanema-RJ)
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 16 / Versículo Inicial: 25 / Versículo Final: 27
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 60558
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Devemos orar com tanto vigor como se tudo dependesse de Deus e trabalhar com tanta dedicação como se tudo dependesse de nosso esforço.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Fale em favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados.
Provérbios 31.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br