Na manhã de domingo, 12 de julho, um culto virtual marcou a passagem dos 150 anos de presença luterana na cidade de Itajaí. A celebração foi organizada pelo pastor Marcos Butzke, ministro local, e lideranças comunitárias. “Nós tínhamos planejado uma festa. Esta celebração terá que ser diferente. Nós louvamos a Deus por ter conduzido esta comunidade por exatos 54.750 dias”, saudou Butzke.
Lieven em sua pregação lembrou que o profeta Isaías exalta o anúncio de Deus ao seu povo quando revelou que as suas promessas não passariam sem antes dar frutos, que este caminho era a dádiva. “Celebramos a Deus pelos 150 anos da comunidade que anuncia e pratica a palavra de Deus na cidade de Itajaí. Esta história mostra o testemunho, os ensinamentos, as bênçãos e práticas do amor de Deus, que não deixam as pessoas vazias, mas que se transformam em sinais vivos das promessas de Deus”.
O presidente da Comunidade, Valdir Bachamann, fez um breve relato da história. Ele enfatizou que desde 1870 ações foram tomadas por pessoas imigrantes baseadas na fé e na esperança, na diaconia e na solidariedade, tendo como prioridade um local para culto e educação.
Estima-se que, em 1855, o pastor Hölzer, de Joinville, celebrou o primeiro culto. Desde 12 de julho de 1870 está constituída em Itajaí uma comunidade, quando na época recebia atendimento de Brusque. A primeira igreja foi inaugurada em 1894. O atual templo foi inaugurado em 1960. Tornou-se sede paroquial em 1971. O primeiro pastor residente foi Eugen Baltzer.
A comunidade ao longo dos anos tem uma rica história com lideranças em diversas áreas, no trabalho com crianças, jovens, música, homens, mulheres, pessoas idosas e presbíteros. Itajaí também foi celeiro de líderes que atuaram em níveis regionais, sinodais e nacionais, nas mais diversas áreas de atuação eclesiástica. A partir desta pequena comunidade de imigrantes formaram-se outras comunidades que hoje formam paróquias em Piçarras, Navegantes, Balneário Camboriú e Itapema.
Acompanhe a celebração virtual especial dos 150 anos na midiateca abaixo.